Categories: CidadesGeralPolítica

Vereador Vítor Azambuja pede informações sobre servidores cedidos a sindicatos em Camaquã

O vereador Vítor Azambuja (Progressistas) protocolou, nesta segunda-feira (10), um Pedido de Informações solicitando a listagem dos servidores da Prefeitura Municipal de Camaquã que estão atualmente cedidos a entidades sindicais. No documento, o parlamentar questiona informações referentes à cedência, tais como o sindicato em que o servidor está desempenhando suas funções; a função desempenhada pelo servidor; o tempo total já decorrido da cedência; e o cargo de origem e vencimentos totais do servidor na prefeitura. O executivo tem um mês para responder os questionamentos feitos pelo parlamentar.

Em Camaquã, a cedência de servidores a entidades sindicais está respaldada pelo Regime Jurídico dos Servidores Municipais. Atualmente, é assegurado ao servidor o direito à licença para desempenho de mandato em confederação, federação ou sindicato representativo da categoria, sem prejuízo de sua remuneração. Uma alteração realizada na legislação, em 2013, aumentou de três para quatro o número de servidores que podem ser cedidos, somente para cargos de direção ou representação nas referidas entidades.

Publicidade

A nível federal, os servidores podem ser cedidos para desempenhar mandato em confederação, federação, associação de classe de âmbito nacional, sindicato representativo da categoria ou entidade fiscalizadora da profissão. No entanto, a cedência não é remunerada pelos cofres públicos. Já no funcionalismo estadual, os servidores podem se licenciar sem prejuízo a remuneração, no entanto, o número de cedidos varia de acordo com a quantidade de associados do sindicato.

“O objetivo desta solicitação é obter maiores informações sobre as cedências de servidores para sindicatos, compreender quem são os servidores cedidos, onde atuam e qual função desempenham, bem como verificar se os proventos recebidos estão de acordo com a legislação. Esse é o nosso papel. Ainda mais quando se refere a remunerações pagas pelo erário”, afirma o vereador.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Previsão do tempo: frio se aproxima do Rio Grande do Sul

Diante da previsão de frio intenso, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul está…

18 horas ago

Vélez Camaquã enfrenta o Joaçaba pela Liga Nacional de Futsal neste domingo (27)

Jogando em casa e com o apoio de sua torcida, o Vélez Camaquã busca a…

18 horas ago

Cuidado cardiovascular deve fazer parte do acompanhamento do diabetes

Alerta é de especialista que organizou material sobre o tema

19 horas ago

Minha Casa, Minha Vida: confira novas faixas que devem ser atendidas pelo programa

Entre as novidades, está a destinação de 3% de novas unidades habitacionais a pessoas em…

21 horas ago

Rede de Farmácias São João abre vagas de emprego em Camaquã

Confira como se candidatar as vagas de emprego

22 horas ago

This website uses cookies.