Na manhã desta quarta-feira (01) os vereadores membros da Comissão de Saúde, Meio Ambiente, Assistência Social e Habitação, da Câmara Municipal, se reuniram com a diretoria do Hospital Nossa Senhora Aparecida (HNSA), na própria instituição de saúde, e com o secretário municipal da Saúde, Luciano Pereira Dias. Na reunião, se tratou sobre a demanda reprimida de procedimentos de saúde em Camaquã. Representaram o hospital o presidente da instituição, José Altamiro Alencastro, o diretor de controladoria, Cléber Dorneles, e a assessora administrativa, Eunice Ignacio.
O que diz o hospital
Segundo o diretor de controladoria do Hospital Nossa Senhora Aparecida (HNSA), Cléber Dorneles, “a equipe do hospital não tem realizado cirurgias, acima da cota que consta em contrato, e que esperam pela realização, devido à saturação da equipe cirúrgica”. Além disso, segundo ele, “a demanda reprimida não foi repassada até o momento, pelos órgãos de saúde, para a instituição”, afirma.
Conforme Cléber, “está sendo tratado com a equipe sobre o aumento das atividades, o que gera readequação financeira, para que se aumente o número de procedimentos realizados e se diminua o número de pacientes na fila por cirurgias”, diz.
Conforme a assessora administrativa do Hospital, Eunice Ignacio, “para que se realize novos procedimentos é preciso que se analise a lista de cirurgias atrasadas, que deve ser repassada pela Secretaria Municipal da Saúde, se realize os procedimentos legais e administrativos, para, dessa maneira, se avançar na realização dos trabalhos”, pontua. No entanto, a instituição esclarece que, embora realize os serviços, é de responsabilidade dos órgãos de saúde públicos repassar a lista de pacientes que esperam pela realização das cirurgias.
Segundo Cléber Dorneles, “o hospital está fazendo a sua parte e está regularizado perante o Estado. Porém, para absorver novos trabalhos é preciso que se dialogue, com o Município e com o Estado, para se definir questões financeiras, pois, o maior desafio é ter recursos à disposição”, informa.
Apoio do Estado
Para o secretário municipal de Saúde, Luciano Pereira Dias, “a reunião é importante para buscar resolver os desafios da área no Município. A secretaria busca colaborar e ser parceira do hospital. Mas, além de nós, precisamos do apoio do Estado”, argumenta.
De acordo com o presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, vereador Vinícios Araújo, “o foco da Comissão é promover o diálogo e avançar nas tratativas para diminuir a demanda reprimida de alguns procedimentos do município de Camaquã na área da saúde”, diz.
A Comissão de Saúde, Meio Ambiente, Assistência Social e Habitação é permanente e é composta pelo presidente, vereador Vinícios Araújo (MDB), vice-presidente, vereador Ilson Meireles (PP), e pelo secretário, vereador Fabiano Medeiros (PDT).
Primeiro jogo ocorre às 14h no Ginásio Municipal Wadislau Niemxeski
Loja fica localizada na Rua Manoel da Silva Pacheco, no centro de Camaquã
Operação ocorreu neste sábado (10), após o monitoramento do suspeito, com indícios claros de agressividade
Entenda como concorrer as vagas disponíveis na Agência Sine FGTAS
Ele também teria gravado vídeos de conteúdo sexual com as menores
Sistema de alta pressão atmosférica reformula o cenário na região
This website uses cookies.