A fim de discutir e encontrar propostas alternativas para enfrentar e combater a violência contra crianças e adolescentes está sendo realizada nesta quinta-feira (29) pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA – de Camaquã a X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O auditório Maria Justo Sostruznik, da Secretaria Especial da Mulher, do Trabalho e do Desenvolvimento Social, contava com representatividade dos representantes de diversas entidades governamentais e não governamentais, comunidade, autoridades civis e militares, poder judiciário e promotoria para debater o tema do evento “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”. No local, diversas entidades e serviços expuseram um pouco do trabalho realizado junto às crianças e aos adolescentes.
A abertura do evento contou com a apresentação musical dos alunos da Associação Beneficente em Prol da Infância e Juventude – Abinjuv tocando flauta doce e cantando. Na sequência, a presidente do COMDICA, Marlise Gonçalves Ribeiro, manifestou a importância da desse olhar para encontrar junto com a participação dos jovens propostas para esse combate aos diversos tipos de violência.
A secretária adjunta da Secretaria Especial da Mulher, do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Tânia Scherer, agradeceu à presença de todos e desejou uma boa conferência, com produtivos trabalhos na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes.
O vice-prefeito Jair Martins exaltou os trabalhos que vêm sendo realizados pelos programas, entidades, serviços e escolas que atuam junto às famílias dessas crianças que necessitam de apoio e auxílio desta rede: “Nossas ações afetam diretamente estas crianças e nosso exemplo é o que fica a elas, por isso acredito que o respeito e o amor são a melhor saída”, concluiu.
A conselheira do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – Cedica, Marisa Alberton, realizou a palestra sobre o tema central abrangendo os cinco eixos que serão discutidos pelos grupos de trabalho: “Exalto a participação desses jovens que estão aqui hoje, ajudando a decidir o futuro, houve muita luta e discussão para que os adolescentes integrassem os conselhos, esta é uma vitória a ser comemorada”, ressaltou.
Na parte da tarde, a abertura ocorreu com a apresentação da esquete teatral dramatizada pela Companhia de Teatro Xebebéu, que enfoca a situação da família e do jovem que por falta de atenção fica depressivo: “Como psicóloga sei através dos relatos de jovens em seus atendimentos, o quanto essa história apresentada aqui ocorre em diversos lares, não queremos mais que ela se repita”, disse a vice-presidente do Comdica, Taiane Ávila.
Na sequência, os participantes foram divididos em cinco grupos e reunidos debateram cada um sobre o seu eixo temático. Após, houve a apresentação dos trabalhos e a eleição para os delegados que representarão Camaquã na Conferência Estadual da Criança e do Adolescente.
Panelas coloridas trazem vida à cozinha, mas exigem cuidado redobrado na limpeza. Quando queimam ou…
Um carro também foi apreendido durante a ação da Brigada Militar
Saiba como a Previdência Social beneficia quem faz adoção de crianças até 12 anos
Solicitação estará disponível a partir da próxima quarta-feira (14)
Primeiro jogo ocorre às 14h no Ginásio Municipal Wadislau Niemxeski
Loja fica localizada na Rua Manoel da Silva Pacheco, no centro de Camaquã
This website uses cookies.