Foto: Acústica FM
O deputado estadual, Delegado Zucco (Republicanos), concedeu entrevista na manhã deste sábado (16), ao Programa Esquina Democrática. Em entrevista, o parlamentar falou ao comunicador Oberti Martins sobre a aprovação do Projeto de Lei 151/2023 na Assembleia do Estado, voltado para construção de barragens no Rio Grande do Sul.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Na última terça-feira (12), foi aprovado o projeto de autoria de Zucco (Republicanos) foi aprovado, onde o texto recebeu 35 votos a favor e 13 contra. Segundo o deputado, a legislação permite a construção de barragens e açudes no Estado, garantindo alternativas de armazenamento de água para agricultura e pecuária:
“A agricultura familiar representa cerca de 30% do PIB do Estado, movimentado no ano passado R$ 136 bilhões. O Agronegócio sustentou a economia do Rio Grande do Sul. Faltava na legislação estadual o ampara para os produtores rurais instalarem barragens e açudes para armazenar águas de chuvas que ocorrem no inverno. Faltava a questão legão”, diz Zucco.
O deputado destaca que a legislação permitirá o enfrentamento da estiagem e a garantia de obras de irrigação para a produção agrícola no Estado. A permissão para que intervenções sejam feitas em Áreas de Preservação Permanente (APP), se dará quando não houver alternativas para reserva de água.
Nos últimos meses, o projeto recebeu apoio da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) e de outras entidades representativas.
“Cada área que for alagada e construída uma barragem ou açude, o produtor deve manter o dobro da área em área de preservação ambiental”, afirma o deputado.
Questionado sobre o voto contrário a projeto na Assembleia e o entendimento sobre geração de impactos ao meio ambiente:
“Vivemos uma histeria ambiental. Porque tudo que envolve a economia e a necessidade que há de órgão e empresas se instalarem no Estado acaba virando polêmica”, afirma Zucco.
Confira a entrevista
Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história
O incêndio foi registrado no final da tarde desta quarta-feira (30)
Ao todo, 1,5 tonelada de alimentos impróprios foram apreendidos durante as fiscalizações realizadas em três…
A medida não afeta o atendimento médico à população
Na sexta-feira (02), o atendimento ao público segue normalmente
Confira o que diz a Lei e como proceder em caso de irregularidades
This website uses cookies.