Órgãos federais buscam fechar cerco a comércio ilícito de tabaco. Foto: Divulgação
O Ministério da Saúde criou o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) no Sistema Único de Saúde (SUS), que passa a oferecer tratamento para o tabagismo e dependência da nicotina. A medida foi publicada nesta terça-feira (13) no Diário Oficial e tem como objetivo reduzir a prevalência de usuários no país.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) aponta que o Brasil, em 2019, ainda mantinha 12,8% da população usuária de derivados do tabaco, além de 9,2% de fumantes passivos. De acordo com Organização Mundia de Saúde (OMS), a cada dia, no país, 443 pessoas morrem por causa do tabagismo.
Segundo a publicação, o novo PNCT tem a missão de “articular a rede de tratamento do tabagismo no SUS, o Programa Saber Saúde, as campanhas e outras ações educativas e a promoção de ambientes livres da fumaça do tabaco”. Caberá às secretarias Estaduais e Municipais de Saúde implementar o programa em suas áreas de atuação e a coordenação nacional será do Instituto Nacional de Câncer (Inca).
Além da gestão, o novo PNCT deverá atuar em três outros eixos: o cuidado integral, que inclui prevenção e promoção da saúde; educação; e vigilância. Tratamento, prevenção da iniciação ao tabagismo e proteção da exposição à fumaça, para evitar o consumo passivo, são ações ligadas ao cuidado integral.
No eixo educação o novo programa prevê qualificação de profissionais de saúde, gestores do PNCT, profissionais de vigilância sanitária, além do fomento de ações educativas voltadas à população. Já o eixo vigilância em saúde é voltado para ações de monitoramento de consumo do tabaco e seus derivados, assim como de outros produtos fumígenos, derivados ou não do tabaco, e até de produtos ilegais.
Texto: Fabiola Sinimbu/Agência Brasil
Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história
Conforme apurado pela emissora, ao menos seis empresas estão com o recebimento do cartão TecBiz…
O anúncio foi feito durante uma reunião de trabalho, onde o prefeito e o deputado…
Evento reuniu de forma online todos os colaboradores da Rede para um momento de reflexão…
Empresas alegam falta de pagamento regular, enquanto prefeitura e TecBiz apontam para o SIMUCA como…
Os atos fúnebres ocorrem na Funerária Camaquense
This website uses cookies.