Votação de Prioridades mobiliza população gaúcha

A Votação de Prioridades do Orçamento Estadual 2013, que ocorre durante esta quarta-feira (04) e será estendida até amanhã (05), por internet e celular, gerou, desde o início da manhã, grande mobilização nas redes sociais e nas votações presenciais nas 28 regiões no Interior. A expectativa é de que o número total de participação virtual seja divulgado ainda nesta quinta-feira, enquanto a contagem dos votos em cédulas de papel tem até dez dias corridos para ser finalizada. 

O governador Tarso Genro votou no início da manhã, em urna instalada no Palácio Piratini. “Queremos que essa experiência sirva como exemplo universal de democracia”, afirmou o governador. O percentual de votantes registrado em 2011, para o Orçamento 2012, que chegou a 14% do eleitorado gaúcho (1 milhão e 134 mil eleitores) é considerado, por pesquisadores do tema da participação popular, um alto índice de adesão e inédito em iniciativas similares, por se tratar de um processo voluntário. “Esses valores de participação que atingimos são muito expressivos, eu diria até surpreendentes”, assinala o doutor em Ciência Política e professor da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS Pedro Bandeira. 

Votação on-line é prorrogada
Devido a dificuldades técnicas do sistema desenvolvido pela Procergs, houve problemas de acesso que motivaram a prorrogação do prazo para votação on-line até as 18h desta quinta. “A nossa decisão, após consulta aos Coredes e para evitar prejuízos, foi de prorrogar para que esse espaço de votação virtual seja preservado e esteja garantida a participação do cidadão. A nossa meta neste ano é aumentar a participação principalmente através da internet”, afirma o secretário do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta. 

A votação presencial nas urnas vai até as 18h desta quarta (04). Informações sobre as formas e os locais de votação podem ser encontrados no Portal da Participação . No total, são 422 projetos em 28 cédulas regionais, com um investimento mínimo previsto de R$ 165 milhões. Do valor definido em 2011, R$ 85 milhões já foram repassados em 2012. A meta do Governo do Estado, de acordo com o secretário Motta, é zerar os valores passivos de governos anteriores até 2014. 

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Como desencrustar panelas coloridas em 5 passos com bicarbonato

Panelas coloridas trazem vida à cozinha, mas exigem cuidado redobrado na limpeza. Quando queimam ou…

9 horas ago

Casal é preso com mais de 3 kg de drogas em Camaquã

Um carro também foi apreendido durante a ação da Brigada Militar

12 horas ago

INSS garante salário-maternidade em casos de adoção

Saiba como a Previdência Social beneficia quem faz adoção de crianças até 12 anos

13 horas ago

Não caia em golpes! Canal oficial para reembolso de desconto indevido é o Meu INSS

Solicitação estará disponível a partir da próxima quarta-feira (14)

14 horas ago

Vélez Camaquã disputa rodada dupla no Dia das Mães

Primeiro jogo ocorre às 14h no Ginásio Municipal Wadislau Niemxeski

14 horas ago

Veterinária Raça celebra 20 anos de história em Camaquã

Loja fica localizada na Rua Manoel da Silva Pacheco, no centro de Camaquã

14 horas ago

This website uses cookies.