Search
[adsforwp-group id="156022"]
zap zap

04 de agosto na história: a invenção do champanhe e a morte de Anita Garibaldi

Acompanhe os fatos que marcaram a história no dia de hoje
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

1693 – Era inventado o champanhe. Neste dia é tradicionalmente a data a qual é atribuída a invenção do champanhe ou champanha, vinho branco espumante, produzido na região de Champagne, nordeste da França. A descoberta dessa bebida foi obra dos monges Dom Pérignon e Dom Ruinart. Tradicionalmente, a flûte é o tipo de taça usada para saborear o champanhe. Um dos motivos para a fama mundial da bebida é que ela passou a ser usada nas coroações dos reis franceses e, desta maneira, ficou conhecida como o vinho dos reis. A Dom Pérignon são atribuídas algumas mudanças fundamentais na produção do champanhe. Entre as suas descobertas estão a mistura de diferentes vinhos da região, o uso de garrafas de vidro mais espesso, o uso da rolha de cortiça e a escavação de adegas profundas.

1821 – Nascia na França o estilista Louis Vuitton. Ele foi um fabricante de malas e bolsas na segunda metade do século XIX, em Paris. Criou sua oficina em 1854, onde produzia artesanalmente seus produtos. Seu trabalho foi reconhecido na Europa quando reinventou o formato das malas de viagem e criou um padrão de desenho diferente comparado ao que havia na época. Com o sucesso o cara teve seus produtos copiados, e resolveu colocar várias letras para identificar, criando em 1894 o seu logo com as letras “LV”.

1849 – Morria Anita Garibaldi, a “Heroína dos Dois Mundos”. Neste dia, morria em Mandriole, na Itália, Ana Maria de Jesus Ribeiro. Ela foi a companheira do revolucionário Giuseppe Garibaldi, que conheceu aos 18 anos, em Laguna (SC), durante a Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos. Na época, Garibaldi tinha 32 anos. O local de nascimento de Anita é alvo de controvérsias. Em 1998 uma ação judicial determinou que ela seria natural de Laguna, onde teria nascido no dia 30 de agosto de 1821, apesar de alguns estudiosos afirmarem que ela seria de Lages (SC). Assim que conheceu Giuseppe, Anita se apaixonou e decidiu lutar pela independência gaúcha e de outros territórios. Enquanto estiveram juntos, tiveram quatro filhos, um deles morreu aos dois anos. Anita seguiu seu marido nos combates em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Uruguai (Montevidéu) e Itália, onde presenciou a proclamação da República Romana, em 1849, mesmo ano da sua morte. Ela morreu doente, durante o parto do quinto filho, que também não sobreviveu. Tanto no Brasil como na Itália, Anita é considerada exemplo de dedicação e coragem.

1897 – Era descoberta a obra da “Dama de Elche”. A Dama de Elche é uma obra única que data no século IV a. C. e não é comparável com nenhuma outra descoberta ibérica. Mede 56 cms. de altura e tem em suas costas uma cavidade esférica que servia para introduzir relíquias, objetos sagrados ou cinzas de qualquer defunto. A obra foi descoberta quando os operários de uma fazenda estavam aplainando uma ladeira com fins agrícolas. Segundo a lenda local, um garoto de 14 anos que ajudava na tarefa foi quem fez a descoberta, quando aproveitando o descanso dos peões, começou a escavar e descobriu a peça. Atualmente a obra se encontra no Museu Arqueológico Nacional da Espanha (Madri), e é considerada uma das relíquias mais importantes da época.

1914 – Estados Unidos anunciavam neutralidade na Primeira Guerra Mundial. Assim que a Primeira Guerra Mundial teve início na Europa, o presidente Woodrow Wilson anunciou, formalmente, a neutralidade dos Estados Unidos, uma posição apoiada pela maioria dos americanos. Contudo, mais tarde, surgiram tensões entre os Estados Unidos e Alemanha depois que vários navios americanos que viajavam para a Grã-Bretanha foram danificados ou afundados por minas alemãs. Em 4 de abril de 1917, o senado decidiu, por 82 votos a favor e seis contra, em declarar guerra à Alemanha. Dois dias depois, a Câmara dos Deputados aprovou a declaração por 373 a 50, e os EUA entraram formalmente na Primeira Guerra Mundial.

1914 – Alemanha declarava guerra à França. Dois dias depois de declarar guerra à Rússia, no dia 3 de agosto de 1914, a Alemanha declarou guerra à França para dar seguimento ao seu antigo plano, concebido pelo ex-chefe do exército alemão, Alfred von Schlieffen, em abrir guerra em duas frentes, contra a França e a Rússia. Com a Alemanha oficialmente em guerra com a França e a Rússia, o conflito tornou-se um embate de larga escala. Todos contavam com algo curto e decisivo, contudo, os fatos mostraram uma realidade sangrenta e violenta nos campos de batalha, que só acabaria em 1918.

1944 – Anne Frank era capturada pelas forças da Alemanha nazista. Neste dia, a Gestapo nazista capturou Anne Frank e sua família, que estavam escondidos em um depósito em Amsterdã, na Holanda. Além dos Frank, uma outra família e um homem judeus foram encontrados pelos nazistas e enviados a campos de concentração. Anne e sua família estavam escondidos havia dois anos e recebiam ajuda de amigos cristãos, que lhes traziam comida e suprimentos. Enquanto esteve escondida, Anne Frank escreveu um diário, que mais tarde se tornaria um livro mundialmente famoso, traduzido para vários idiomas.

1977 – Rachel de Queiroz era eleita para a Academia Brasileira de Letras. Pela primeira vez, uma mulher era eleita para a Academia nesta data. A escritora e jornalista Rachel de Queiroz ingressou nesta instituição aos 66 anos, tornando-se a quinta ocupante da cadeira 5, que tem como patrono Bernardo Guimarães. Ela concorreu contra o jurista Pontes de Miranda para a vaga de Cândido Mota Filho, e venceu o pleito por 23 votos, contra 15 dados para o rival e um em branco. Nascida em Fortaleza (CE), ela se destacou como autora na ficção social nordestina. Em 993, foi a primeira mulher agraciada com o Prêmio Camões. Entre mais de 20 livros de sua autoria, alguns foram adaptados para a TV como “As Três Marias” e “Memorial de Maria Moura”, que viraram minisséries.

2012 – O sul-africano Oscar Pistorius se tornava o primeiro amputado a competir em uma Olimpíada, ao disputar a prova masculina dos 400 metros. Apelidado de “Blade Runner”, Pistorius inspirou muitos ao redor do mundo. Contudo, sua imagem de herói foi drasticamente derrubada quando, em fevereiro de 2013, ele foi preso pelo assassinado da sua namorada, a modelo Reeva Steenkamp, de 29 anos.


Que dia é hoje

– Dia da Campanha Educativa de Combate ao Câncer

 

Aniversariantes do dia

Barack Obama – 62 anos – Barack Hussein Obama II é um advogado e político dos americano. Nascido no Havaí, Obama é graduado em Ciências Políticas pela Universidade Columbia, tendo cursado posteriormente Direito na Universidade de Harvard. Também atuou como líder comunitário e como advogado na defesa de direitos civis e ensinou direito constitucional na escola de direito da Universidade de Chicago entre 1992 a 2004.

Yudi Tamashiro – 31 anos – Cassio Yudi Muniz Tamashiro é um apresentador de televisão, cantor e dançarino brasileiro. É ex-apresentador do programa Bom Dia & Cia e do Cantando no SBT, participou da “A Fazenda” e estrelará o “Musical Mamonas”.

Bruna Marquezine – 28 anos – Bruna Reis Maia Marquezine ficou conhecida por participar da novela Mulheres Apaixonadas em 2003. Atuou em América (2005) e outros projetos, até ser reconhecida por seu desempenho em Negócio da China (2008) e por protagonizar em Em Família (2014) e I Love Paraisópolis (2015).