Search
[adsforwp-group id="156022"]

1° de Dezembro: Dia Mundial de Luta Contra a AIDS

img_37373_foto_1.jpg

Em 1° de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a Secretaria da Saúde (SES) lança a campanha “Contra a covid use máscara, contra a aids e outras ISTs use camisinha”.

– RECEBA OUTRAS INFORMAÇÕES NO SEU WHATSAPP CLICANDO AQUI

O público-alvo é a população das comunidades de periferia com vida sexual ativa ou prestes a iniciá-la. A campanha usa como estratégia o estímulo ao uso da camisinha como rotina de prevenção as IST/aids, da mesma forma que o uso da máscara se transformou em rotina de prevenção à Covid-19.

Foram produzidos materiais gráficos (cards) para veiculação nas redes sociais, busdoor para ônibus de Porto Alegre, e anúncios para as TVs do Canal Você dos ônibus da Carris, do trensurb, do catamarã, do aeromóvel e da rodoviária e um spot para divulgação em rádios com alcance na capital e interior.

Redução dos casos

O Estado apresentou redução de 34,6% nos casos de aids nos últimos 10 anos. Conforme o “Boletim Epidemiológico HIV/aids”, do Ministério da Saúde, em 2019 foram registrados 28,3 casos por 100 mil habitantes, o equivalente a 34,6% menos casos do que os registrados em 2009, com 43,3 casos por 100 mil habitantes. Outro dado é que o RS se mantém em terceiro lugar no ranking nacional de casos de aids no Brasil.

Com relação à mortalidade, a coordenadora da Política Estadual de IST/aids, Ana Baggio, informa que “reduzimos em 35% a taxa estadual nos últimos 10 anos”. Dos 11,7 óbitos por 100 mil habitantes em 2008, chegamos a 7,6 óbitos por 100 mil habitantes em 2019.

O ranking dos cem municípios de acordo com o índice composto, que considera taxa de incidência, mortalidade, taxa em menores de cinco anos e a média do primeiro exame CD4 (avalia sistema imunológico de pessoas diagnosticadas com HIV), aponta dez municípios do RS com os maiores índices:

1° Rio Grande

3° Porto Alegre

6° Novo Hamburgo

9° Viamão

15° Pelotas

16° São Leopoldo

22° Canoas

34° Cachoeirinha

39° Alvorada

48° Santa Maria

*Com informações da Secretaria Estadual da Saúde