Search
Clima

Previsão do tempo: cenário é de alerta para temporais no RS

Situação é considerada de risco para os próximos dias no estado
Imagem mostra entrada de Camaquã em um dia de chuva
Foto: Valério Weege/Acústica FM

Os gaúchos devem estar atentos para a possibilidade de que temporais atinjam o estado nos próximos dias, não descartando o risco de temporais localizados pelo Rio Grande do Sul.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui! 

De acordo com a MetSul meteorologia, a instabilidade maior será causada em dois momentos. O primeiro evento ocorre entre a noite de sexta-feira (07) e as primeiras horas de sábado (08).

O segundo evento será assumido entre os dias 10 e 12 da próxima semana. Duas situações distintas de tempo severo estão previstas para ocorrer no Brasil, especificamente na região sul do país. Embora apresentem características sinóticas diferentes, ambos representam um potencial de risco para ocorrência de chuvas intensas e tempestades.

Apesar de representarem um perigo considerável para a população devido às intensas chuvas e tempestades que podem ser diversas em áreas, os dois eventos previstos apresentam um padrão de baixa pressão que se deslocará de Oeste para Leste, o que é comum na região. Diferentemente do evento ocorrido em junho, no qual o sistema se deslocou em direção à costa antes de se afastar para o mar aberto.

Ainda de acordo com a MetSul, a sexta-feira promete ser marcada por um aumento significativo da instabilidade, devido ao deslocamento de uma frente fria e ao aprofundamento de um centro de baixa pressão sobre o Nordeste do estado.

No próximo sábado, durante as primeiras horas da madrugada até a manhã, uma instabilidade atmosférica atinge seu pico de intensidade. Da tarde até a noite de sábado, a área de baixa pressão se afasta, provocando uma diminuição da instabilidade e uma melhora gradual nas condições climáticas.

Na sexta-feira, nuvens carregadas se formarão sobre o Rio Grande do Sul, trazendo consigo uma espera de chuvas na grande parte do estado. Prevê – se uma ocorrência de tempestades e trovões, com previsão de intensidade forte e intensa em determinados momentos.

Segundo previsão meteorológica, no próximo sábado, espera-se um período especialmente desafiador durante a madrugada e manhã, com ocorrência de chuvas intensas e volumosas, concomitantes de raios e trovoadas.

Tags: Camaquã, Clima, Previsão, Região, Rio Grande do Sul, Tempo