Search
Agronegócio

Agroindústrias ajudam a alavancar o desenvolvimento na Região Centro-Sul

Agroindústria familiar de Camaquã está entre os destaques do projeto
Imagem mostra responsável por agroindustria de Camaquã
Foto: Divulgação

Em Camaquã, na Região Sul do Estado, a Emater/RS-Ascar é protagonista no incentivo a diversificação de culturas e renda. A alternativa que ganhou destaque no último ano foi a agroindústria familiar e o município possui seis agroindústrias inclusas e três cadastradas no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF) da Secretaria da Agricultura da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Para a agricultura Cenilda Norma Konflanz, proprietária da Agroindústria Konfel biscoitos caseiros, o ano de 2022 foi de muito sucesso, pois seus produtos estão quase cem por cento no mercado local. A produtora iniciou em 2010 e buscava adaptar suas funções com a rotina da filha portadora de necessidades especiais e jamais imaginava vender em grande escala e redes de supermercados. Atualmente ela tornou-se referência no ramo que atua com produtos de altíssima qualidade, produzidas através de receitas tradicionais da família e de sabor colonial.

“Foi algo que mudou minha vida, foi muito bom, eu vendia de porta em porta, jamais pensei em evoluir e estar no mercado, através do Programa de Agroindústria pude chegar a mercados locais e regionais que nunca imaginei vender, além de poder cuidar da minha filha em casa, estou extremamente feliz” afirma Cenilda.

Para a extensionista rural social da Emater/RS-Ascar, Charlise Nunes, é gratificante ter no município empreendimentos de sucesso como este, dentro do público assistido, e que se tornaram referência e inspiração para que outras famílias rurais que tenham interesse em agroindustrializar seus produtos possam tornar realidade este sonho.

Tags: Agricultura, Camaquã, Economia, Região, Rio Grande do Sul