Search
Alerta do clima

Previsão do tempo: ciclone extratropical e frente fria atingem o RS

Confira o que esperar das condições climáticaspara os próximos dias
Previsão do tempo: ciclone extratropical e frente fria atingem o RS
Foto: Valério Weege/Acústica FM

Nesta semana, a previsão indica ocorrência de chuva, frio e ventos fortes em parte do centro-sul do Brasil. Uma nova frente fria deve avançar pelo Sul do País.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui! 

Uma área de baixa pressão continental, posicionada entre o norte da Argentina e o Paraguai, mas ganha força e deve avançar sobre o Sul do Brasil, configurando entre terça e quarta-feira (12), um novo ciclone extratropical.

Vale destacar, no entanto, que há diferença entre os modelos numéricos de previsão de tempo para a data de formação e a área exata de configuração do ciclone. De acordo com alguns modelos, o sistema se formará no litoral do Rio Grande do Sul, mas outros indicam sua formação sobre o continente, entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Ainda assim, a partir desta terça, há previsão de condição de tempo mais ventoso entre a Região Sul, Mato Grosso do Sul e sul de São Paulo.

Confira a previsão do tempo para Camaquã e região nos próximos dias:

Os ventos intensos, com rajadas mais significativas, devem ocorrer, especialmente, no litoral da Região Sul a partir da tarde de terça, com rajadas que podem superar os 80 km/h em alguns pontos.

Os ventos devem ganhar força, especialmente a partir de quinta-feira (13), atingindo, também, áreas do litoral da região Sudeste do país.

Quanto aos volumes de chuva, o modelo COSMO indica a possibilidade de acumulados diários acima de 70 milímetros (mm) no sul do Rio Grande do Sul ao longo da terça-feira.

Na quarta, os maiores totais diários devem se concentrar entre o nordeste do Rio Grande do Sul e o sul e leste de Santa Catarina, onde, pontualmente, não se descartam acumulados em torno de 100 mm por dia

O ciclone extratropical estará associado a uma frente fria que deverá avançar de forma continental pelo País, atingindo não apenas o Sul, mas avançando por áreas do Sudeste e Centro-Oeste, podendo atingir, inclusive, o sul da região amazônica, configurando um novo evento de friagem.

Com o avanço da frente fria, uma intensa massa de ar frio atingirá o País a partir de quarta-feira. Na terça, as temperaturas máximas caem no Rio Grande do Sul devido ao aumento da nebulosidade e da chuva, mas, a partir de quarta, o ar frio avança sobre o Sul e Mato Grosso do Sul.

Na quinta-feira, a previsão é de que o ar frio atinja áreas de Mato Grosso, Rondônia, sul do Acre, oeste e sul de Goiás, São Paulo, Triângulo Mineiro e sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro. A previsão indica a tendência de queda de 10°C a 12°C, com relação ao observado no dia anterior, tanto na temperatura mínima, quanto na máxima em alguns pontos destas áreas.

Na noite desta segunda-feira (10), a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um novo alerta para parte do Estado (confira no mapa abaixo), que vale para essa terça-feira (11).

“Alerta para chuva forte, descargas elétricas, ventos de até 70 km/h e eventual queda de granizo nas regiões Norte, Noroeste e Serra Gaúcha entre 3h às 8h”, disse a Defesa Civil do Estado.

Os alertas serão atualizados conforme as mudanças no tempo.

Tags: Camaquã, Cidades, Região, Rio Grande do Sul, Tempo