Search
[adsforwp-group id="156022"]

21 de julho na história: o maior frio registrado na Terra e o nascimento de Robin Williams

img_43679_foto_1.jpg

1904 – A construção da ferrovia Transiberiana era concluída. Neste dia, era concluída a ferrovia Transiberiana, uma rede ferroviária que conecta a Rússia Europeia com as províncias do Extremo Oriente Russo, Mongólia, China e o Mar do Japão. Com 9.289 quilômetros, que atravessam oito fusos horários, além da necessidade de vários dias para completar a viagem, é a terceira mais longa linha de trem do mundo. Condições climáticas adversas tornaram difícil a execução da obra. A enorme taiga russa oferecia desafios aos operários, como os grandes rios que atravessam a Sibéria, além de muitos lagos e localidades cobertas de gelo permanente. Apesar desses desafios, o ritmo rápido da construção surpreendeu o mundo. As obras foram concluídas em apenas 12 anos. Até hoje a ferrovia está sendo expandida, com trilhos de conexão entrando na Mongólia, China e Coreia do Norte.

1951 – Nascia o ator norte-americano Robin Williams. Robin foi um dos atores mais reverenciados de hollywood. O ator conquistou a fama interpretando o alienígena Mork na série de televisão Mork & Mindy, e pelo seu trabalho posterior com stand-up comedy, Williams foi destaque em diversos filmes a partir da década de 80. Venceu o Oscar de melhor ator coadjuvante por sua performance no filme Gênio Indomável de 1997, e também conquistou dois Prêmios Emmy do Primetime, seis Globos de Ouro, dois prêmios do Screen Actors Guild e cinco Grammys. Robin Williams cometeu suicídio em novembro de 2014, aos 63 anos.

1983 – Era registrada a temperatura de −89,2 °C, a mais baixa na Terra. Neste dia foi registrada diretamente por termômetros posicionados no solo, a temperatura mais baixa da Terra, −89,2 °C em 21 de julho de 1983 na Estação Vostok, uma base científica na Antártida considerada o polo do frio. Sob outros métodos menos confiáveis, temperaturas mais baixas foram registradas em outras partes do continente, como −93,2 °C em 10 de agosto de 2010 (por satélites de sensoriamento remoto) e −95 °C segundo uma estimativa de 2009.

1987 – Guns N’ Roses lançava álbum de estreia Appetite for Destruction. Neste dia, um dos grupos mais famosos do hard rock nas últimas décadas, o Guns N’ Roses, lançava no dia 21 de julho de 1987 o seu álbum de estreia, Appetite for Destruction, pela Geffen Records. O trabalho foi bem recebido pelo público e pela crítica, chegando ao topo das paradas Billboard 200. Mais de 20 anos depois, em setembro de 2008, o álbum recebido 18 vezes o disco de platina pela RIAA (Associação da Indústria de Gravadoras dos EUA), tornando o disco o mais vendido da Geffen e o álbum de estreia norte-americano de maior sucesso de vendas. A capa do álbum é uma cruz, com crânios dos cinco membros da banda.

1990 – Roger Waters, ex-integrante da banda inglesa “Pink Floyd” reunia um grupo de artistas para interpretar o álbum “The Wall”, em celebração à queda do muro de Berlim. Neste dia, Roger Waters reuniu diversos rockstars para execução do álbum “The Wall”, do Pink Floyd, na capital alemã, em um concerto que celebrou a queda do Muro de Berlim, ocorrida no dia 9 de novembro de 1989. Participaram do show nomes como Scorpions, The Band, Cyndi Lauper e Bryan Adams

1997 – Lançamento do Primeiro livro da série Harry Potter: Pedra Filosofal, em inglês. 2007 – Era lançado o sétimo e último livro da série Harry Potter, “Harry Potter e as Relíquias da Morte”, com uma tiragem inicial de 12 milhões de cópias apenas nos Estados Unidos. Ao todo, os livros série já venderam mais de 400 milhões de cópias e foram traduzidos para mais de 60 idiomas. A série de livros, acredita-se, também serviu de impulso para a alfabetização infantil em todo o mundo. Com o surgimento de uma série de filmes de sucesso, jogos e outros produtos, Harry Potter transformou JK Rowling, uma mãe solteira e sem dinheiro, na autora de livros mais bem paga da história.

 

Que dia é hoje:

Dia do Dançarino de Salão

 

Aniversariantes

Elton Saldanha – 66 anos – Gaúcho de Itaqui, Elton Benício Escobar Saldanha é um jornalista, cantor e compositor brasileiro de música regional gaúcha. Apresentou, durante três anos o programa “Fandango” na TVE RS e “Buenas Tardes Tchê”, na Rádio Rural. Como ator, participou da minissérie A Casa das Sete Mulheres, na TV Globo e, em 2002, atuou no curta-metragem Pois é, Vizinha. Venceu vários festivais como compositor ou intérprete. Entre seus maiores sucessos estão: Eu Sou do Sul, Castelhana, Santa Catarina, entre outras. Foi o 3º presidente do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, tendo como diretores Rodi Borgheti e Antonio Augusto Fagundes, entre 1987 e 1981.

Galvão Bueno – 71 anos – Carlos Eduardo dos Santos Galvão Bueno é um narrador, radialista e apresentador esportivo brasileiro. É considerado o narrador esportivo mais famoso do Brasil. Galvão trabalha para a Rede Globo e é conhecido por narrar para brasileiros momentos relevantes do esporte nacional, como o tetracampeonato e o pentacampeonato mundial da Seleção Brasileira de Futebol, os títulos mundiais de Fórmula 1 e o acidente fatal do piloto brasileiro Ayrton Senna em 1994, além de vários Jogos Olímpicos da era moderna.

Emanuelle Araújo – 45 anos – é uma cantora e atriz brasileira. Tornou-se conhecida nacionalmente em 1999 como vocalista da Banda Eva, na qual ficou apenas por dois anos e meio, até 2002. Em 2004 fundou a banda de samba-rock Moinho com Lan Lan e Toni Costa, na qual é vocalista atualmente. No cinema, atuou em filmes de comédia brasileiros como Ó Paí, Ó, S.O.S. Mulheres ao Mar e Até Que A Sorte Nos Separe 3: A Falência Final.

Gabriel Leone – 28 anos – Gabriel Leone Coutinho Miranda Frota é um ator e músico brasileiro. Iniciou na carreira teatral interpretando o cantor Cazuza numa peça do colégio antes de estrear na TV, aos 20 anos, como o Antônio na novela “Malhação”. Após a primeira experiência no palco, resolveu fazer alguns cursos de teatro para se profissionalizar. Em 2015, o ator foi escalado para integrar o elenco da novela “Verdades Secretas”, de Walcyr Carrasco, na TV Globo. Em 2017, estreou na supersérie da Globo “Os Dias Eram Assim”, exibida na faixa das onze horas, no papel do revolucionário Gustavo Reis.