Inovação para crescer, produção sustentável para desenvolver. Durante quatro dias, a Expoagro Afubra viveu, na prática, o tema escolhido para a 21ª edição. A força do campo aliada à tecnologia deu forma a uma ampla programação organizada por diferentes instituições ligadas ao agro. O público, que chegou a 186 mil visitantes, comprova a receita de sucesso da maior feira do Brasil voltada à agricultura familiar.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Para melhor atender o público, em 2023 a organização apostou em melhorias na estrutura do parque, como ampliação da área de expositores (acréscimo de 4 mil metros quadrados) e do estacionamento. Além disso, assim como em 2022, a feira ocorreu em quatro dias, o que possibilitou a ampliação do leque de atividades e mais conforto para público e expositores.
Realizada de 21 a 24 de março, em Rincão Del Rey, no município de Rio Pardo/RS, a Expoagro Afubra 2023 também registrou R$ 347.300 milhões em negócios, 57,27% a mais do que em 2022. Já o Pavilhão da Agricultura Familiar registrou, mais uma vez, volume expressivo de vendas, num total de R$ 1,764 milhão em negócios, 18,4% a mais do que na última edição.
Segundo o presidente da Afubra, Benício Albano Werner, na edição de 2023 a organização observou mais presença de público nos auditórios e nas arenas 1 e 2 do Espaço de Inovação do Agro. “Percebemos que os visitantes, além de demonstrarem interesse pelas exposições, também têm participado mais dos fóruns, debates, palestras e eventos promovidos”.
Para o coordenador geral da Expoagro Afubra, Marco Antonio Dornelles, a feira tem possibilitado maior aproximação do poder público com os visitantes. “Essa relação e convergência de lideranças políticas e de várias instituições que fazem o evento é muito importante para o produtor que vem aqui”.
Outro ponto abordado foi a ampliação do espaço destinado à Agro-Comercial Afubra. De acordo com o diretor-presidente Romeu Schneider, em 2023 a loja esteve presente em dois locais do parque, visando o bem-estar do cliente. Um dos ambientes apresentou produtos voltados ao varejo urbano, enquanto que o outro trouxe as opções da linha agrícola. “Expoagro Afubra é o momento de se fazer grandes e bons negócios. Por isso investimos nessas novidades”.
Saiba mais:
Na última edição, em 2022, o parque recebeu 180 mil visitantes, com a participação de 475 expositores. O volume total de negócios chegou a R$ 220 milhões. Desse montante, a comercialização no Pavilhão da Agricultura Familiar representou R$ 1.490 milhão.
Evolução da feira:
2001 (7 e 8 de março): 2 mil visitantes e 64 expositores
2022 (de 22 a 26 de março): 180 mil visitantes e 475 expositores
2023 (de 21 a 24 de março): 186 mil visitantes e 523 expositores