Search
[adsforwp-group id="156022"]

22 de junho na história

img_32764_foto_1.jpg

1752 – A fim de provar que os raios são descargas elétricas da natureza, o americano Benjamin Franklin procedia a uma experiência famosa, com base na qual inventou o seu para-raios. Durante uma tempestade, empinou uma pipa e constatou o poder das pontas de atrair raios ao observar as faíscas que se produziam nas chaves atadas à ponta do cordel em suas mãos.

1808 – Duelo de balões é travado para disputar o amor de uma bailarina. Dois homens resolveram travar um duelo diferente pelo amor de uma mulher. Eles optaram por uma disputa envolvendo dois balões, construídos de forma idêntica. A disputa reuniu o Monsieur Le Pique e seu rival Monsieur de Grandpré. No centro da briga estava Mademoiselle Tirevit, uma renomada e jovem bailarina da Ópera de Paris. A disputa consistia em voar com os balões a uma determinada altura, de onde seriam efetuados disparos de um balão contra o outro até que um caísse (Tudo certo pra dar errado). Le Pique disparou sua arma primeiro, mas errou o alvo. Grandpré teve melhor pontaria e acertou o balão do seu oponente. Este começou a perder o ar e, em questão de segundos, atingiu o solo, matando Le Pique e seu ajudante.

1986 – O argentino Diego Maradona fazia o famoso gol da “Mão de Deus”, na Copa do Mundo do México. No mesmo jogo, Maradona marcou o gol eleito como o maior da história das copas do mundo, quando fez fila ao driblar cinco jogadores ingleses. Amplamente considerado um dos maiores, mais famosos e mais polêmicos jogadores do século XX, diversas personalidades e organizações reconhecem ele como um dos melhores jogadores da história do futebol e dos mundiais. Maradona foi reverenciado como uma divindade em seu país natal, sendo criada inclusive uma igreja dedicada a ele.

 

Que dia é hoje?

Dia do Aeroviário – Um aeroviário é um trabalhador que, não sendo aeronauta, exerce funções em empresas de transporte aéreo.

Dia do Orquidófilo – indivíduo que se dedica ao cultivo de orquídeas.

 

Aniversariantes

Joana Prado – 44 anos – Joana Prado Belfort é uma empresária e ex-modelo brasileira. Começou como assistente de palco do Programa H, de Luciano Huck, na Rede Bandeirantes, criando mais tarde o personagem denominado “Feiticeira”, que a tornou conhecida nacionalmente. Joana está desde 2003 com o lutador Vitor Belfort. A ex feiticeira monto com o maridão a Belfort Fitness Lifesyle, um novo modelo de academia com um conceito de baixo investimento e alto retorno e atualmente mora na Flórida com o marido e os três filhos

Péricles – 51 anos – Péricles Aparecido Fonseca de Faria é um cantor e compositor brasileiro. Foi o vocalista do grupo de pagode Exaltasamba, de 1986 a 2012. Ele é dono de vários hits como “Até que durou”, “Vai por mim” com Marília Mendonça, “costumes iguais” “lembranças de nós dois” entre outros.

Meryl Streep – 71 anos – Mary Louise Streep é uma atriz norte-americana, reconhecida como uma das mais talentosas de todos os tempos. Ganhou três oscars, pelos filmes “A Escolha de Sofia”, “A Dama de Ferro” e “Kramer vs. Kramer”. Meryl Streep também é muito reconhecida por ser a chefe durona de o Diabo Veste Prada onde ela é editora chefe e torna a vida da jornalista recém formada feita por Anne Hathaway um verdadeiro caos.

Sérgio Reis – 79 anos – é um cantor, compositor sertanejo, ator e político brasileiro. Paulistano nascido no tradicional bairro de Santana, fez parte da Jovem Guarda na década de 1960, criando em 1967 a música “Coração de papel”. Gravou seu primeiro disco de música sertaneja com a música “Menino da gaita” em 1972. Seguiu-se o sucesso de “Menino da Porteira”, “Adeus Mariana”, “Disco Voador”, “Panela Velha”, “Filho Adotivo”, “Pinga ni Mim” e várias outras canções. Seu disco O Melhor de Sérgio Reis, lançado em 1981, vendeu mais de 1 milhão de cópias. O cantor optou por adotar o sobrenome de sua mãe, pois não achava o sobrenome de seu pai adequado para o ramo artístico. Em 3 de março de 2012, o cantor caiu de uma altura de aproximadamente dois metros durante apresentação em show na cidade de Três Marias, em Minas Gerais e permaneceu internado para exames mais detalhados mas se recuperou bem.

Léo Batista – 87 anos – João Baptista Bellinaso Neto é um jornalista, dublador e locutor brasileiro. Comanda quadros esportivos na Rede Globo, além de apresentar algumas edições do programa Globo Esporte. É considerado o mais antigo apresentador em atividade na televisão brasileira. Léo é um dos jornalistas que transmitiram a primeira partida oficial de Garrincha no futebol.