Search
[adsforwp-group id="156022"]

3 maneiras de saber se sua ansiedade é realmente uma doença mental

Divulgação
Divulgação

“A ansiedade saudável é uma doença mental? O que significa que eu sou uma pessoa preocupada. Eu me preocupo com quase tudo. Eu sempre fui assim. Isso é normal? Há algo errado comigo? Eu tenho uma doença mental? ?”

Com níveis de ansiedade e estresse em níveis recordes e escaladas, essas são perguntas que ouço as pessoas fazerem muito. Eles querem entender quando a ansiedade é saudável  e quando ela cruza a linha de uma doença mental. Quando me fazem essa pergunta, sei que uma pessoa está tentando entender sua ansiedade e determinar o quanto ela deve se preocupar com isso.

As pessoas querem saber quando sua ansiedade é um problema e quando devem procurar ajuda.

Alguns sinais de que sua ansiedade pode estar se transformando em doença mental incluem mantê-lo constantemente acordado à noite, suprimir o apetite, distraí-lo de cumprir suas responsabilidades, gerar medos que você sabe que não são razoáveis ​​e geralmente deprimem sua visão da vida.

A ansiedade, na pior das hipóteses, pode dominar sua vida – ou pelo menos seu senso de controle sobre sua vida. Quando você começa a se preocupar com sua ansiedade, isso geralmente é um bom sinal de que você tem motivos para se preocupar e pode precisar de ajuda.

No entanto, existem amplas experiências de ansiedade e preocupação que não chegam nem perto de descrições tão terríveis. Grande parte da ansiedade que todos sentimos é completamente normal e até saudável. A ansiedade no seu melhor tem um trabalho importante a fazer: sinalizar para nós que algo com o qual nos importamos está em perigo.

E quanto menos nos preocupamos com nossa ansiedade , melhor podemos acessar as informações importantes que ela está tentando nos dizer.

Ainda não tem certeza se sua ansiedade é saudável? Aqui estão quatro perguntas importantes a serem feitas ao avaliar se sua ansiedade é saudável:

1. Relaciona-se com algo identificável que faz sentido? É racional? 

Ao contrário da crença popular, nem toda ansiedade é irracional. A maior parte da ansiedade é realmente bastante racional:

“Vou ter problemas se não terminar meu projeto no prazo?”

“E se eu ganhar peso se não me exercitar?”

“Eu vou dizer a coisa certa para manter o interesse dele em nosso encontro?”

A ansiedade pode fazer um trabalho impressionante ao nos concentrar em coisas racionais e razoáveis ​​com as quais nos importamos em nossas vidas. Essa é uma maneira normal pela qual a ansiedade funciona como um recurso em todas as nossas vidas, alertando-nos para coisas com as quais nos importamos.

2. Está em segundo plano, lembrando você de algo com o qual você se importa, mas não está focando? 

Como um lembrete digital em seu calendário, a ansiedade é o seu sistema de lembrete inato para garantir que você não se esqueça de algo importante para você.

Seja seus impostos, sua saúde ou aquele amigo que você não ligou de volta, a ansiedade pode servir como um lembrete importante de coisas importantes que merecem nossa atenção. Esta é a sua ansiedade fazendo seu trabalho : lembrá-lo de algo com o qual você se importa e que precisa de sua atenção.

3. É desconfortável, mas não atrapalha sua vida? 

Em outras palavras, você pode senti-lo, mas deixe-o de lado até ter tempo de endereçar seu sinal?

Essa é uma maneira pela qual a ansiedade funciona – nos incomodando sobre algo importante e nos incitando a terminar o que quer que estejamos fazendo para que possamos voltar nossa atenção para isso.