Entre os dias 17 e 20 de outubro, Camaquã recebe a 43ª edição da Feira do Livro, um dos eventos culturais mais esperados da região. Com o tema “150 Anos da Imigração Italiana no Brasil” e o lema “Integrando povos por meio da leitura”, a feira, realizada em parceria com o Sesc, promoverá uma série de atividades que mesclam literatura, teatro, música e intervenções culturais.
Neste ano, o evento terá como patrono o renomado cartunista Iotti e homenageará a escritora Sonia Hoff, destacando sua contribuição à literatura regional. A programação, com início às 8h e encerramento às 21h, promete movimentar a cidade com atrações para todas as idades em diversos palcos, reforçando o compromisso de integrar diferentes culturas por meio da leitura e da arte.
No palco principal, a feira contará com uma programação intensa. No dia 17, a abertura oficial ocorrerá às 18h, com a presença de autoridades municipais e representantes das Secretarias de Cultura e Educação, além de uma palestra com o patrono Iotti às 19h. A noite se encerra ao som do grupo The Beatles no Acordeon.
Entre as atrações teatrais, destaca-se o espetáculo “Trapos e Farrapos: Negrinho”, que será apresentado no dia 17, às 9h, 14h e 15h30, com 300 lugares gratuitos. No dia 18, é a vez da peça Histórias para Voar, também com três sessões, 9h, 14h e 15h30, que traz a promessa de encantar o público com suas narrativas lúdicas e cheias de fantasia. A programação musical ganha força com happy hours especiais, como as apresentações de Will Fonseca e Athos Oliveira no dia 18, sexta-feira, e da banda Doctor Dog, que encerrará o evento no dia 20, domingo.
O Espaço do Escritor será um ponto de encontro para os amantes da literatura, com lançamentos de livros e sessões de autógrafos. No dia 17, o professor Vamberto Spinelli Jr. lança o livro “Piquete Soledade” às 17h. Sonia Hoff, a escritora homenageada, estará presente no dia 18 para o lançamento de seu livro “As Crianças da Vila Alegria Reciclando o Futuro”, às 11h.
Além disso, o espaço contará com uma programação contínua de lançamentos, que inclui autores como Iotti, Lilia Maria Vasconcellos e Gustavo Roman. Com o intuito de levar a cultura além do espaço da feira, haverá performances poéticas em escolas municipais nos dias 17 e 18, realizadas pelo grupo Poetas Vivos, e atividades de pintura de rosto para as crianças durante o final de semana.
“A 43ª Feira do Livro de Camaquã reforça seu papel como um importante evento de fomento à cultura e à leitura, unindo diversas formas de expressão artística e celebrando os laços históricos e culturais que fazem parte da formação da comunidade”, comenta a diretora do Sesc Camaquã, Daiane Ribeiro Pereira. “Que alegria estamos ao lado da Prefeitura Municipal na realização de mais esta edição deste importante evento”, completa. Para conferir a programação completa, acesse o site do Sesc e veja todas as atrações e horários.
Arte Sesc
É um dos pilares prioritários para o Sesc/RS e tem como propósitos a valorização da arte e a disseminação da cultura para a sociedade de forma democrática e acessível, com ações que proporcionem a formação de plateias dos mais diferentes públicos. Dessa forma, promove atividades culturais de teatro, música, artes plásticas, circo, literatura e cinema, com uma intensa troca de experiências para ampliar o acesso à produção artística.