A deputada Regina Becker Fortunati (REDE) esteve em Camaquã no dia 17 de fevereiro. Na bagagem, trouxe R$ 100 mil, que seriam destinados à causa animal do município. Devido ao fato de a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) não estar conveniada ao Cadastro Nacional do Estabelecimento de Saúde (CNES), a emenda precisou ser repassada à Secretaria da Saúde.
Segundo a vereadora Ivana de Paula (PSD), que concedeu uma entrevista à Acústica, o destino da verba agora está nas mãos do prefeito Ivo de Lima Ferreira, que, segundo a vereadora, realizou um orçamento para a reconstrução do canil municipal.
Para Ivana, a real solução seria a castração dos animais de rua, já que, mesmo construindo um novo abrigo, o número de animais abandonados, de um ano para outro, triplicaria. A parlamentar afirma que, devido à mudança de governo, e por ainda não estar conveniada à nova gestão, a Arca não recebeu R$ 6 mil referentes à ajuda de custo dos últimos três meses.
Mesmo enfrentando dificuldades financeiras, a ONG realiza mutirões de castração quinzenalmente, contando com a ajuda da comunidade e de uma profissional especializada, que oferece atendimento de baixo custo, e, por vezes, realiza os procedimentos gratuitamente.