A proliferação de algas presente na água da Lagoa dos Patos na região motivou muitas especulações nas redes sociais. O odor e coloração esverdeada, fez com que muitos banhistas evitassem entrar na água durante o final de semana de carnaval.
Conforme a bióloga da Prefeitura de Arambaré, Cleonice Bergmann, a presença da alga não coloca em risco a saúde humana, mas alerta para cuidados: “Esse fenômeno é natural, e se tratam de algas. Não tem risco a saúde, no entanto, é importante evitar a ingestão desta água por parte de pessoas com baixa imunidade, ou até mesmo crianças”, alerta.
A bióloga afirmou que a sequência de dias quentes e a abundância de matéria orgânica, favoreceram a proliferação das algas. O fenômeno já aconteceu em outros anos na lagoa: “esse fenômeno natural acontece em diversos pontos e locais, incluindo as praias de mar”, afirma a bióloga.
A expectativa da profissional é de que a chuva e a queda na temperatura, prevista para os próximos dias, auxilie na normalização da água. Confira entrevista: