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Pressão política pode destravar obra da BR-116

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A obra de duplicação da BR-116 mobilizou um grande grupo de lideranças nesta segunda-feira (20), em evento realizado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O grande número de pessoas surpreendeu até mesmo os organizadores. A imprensa estadual também esteve em grande número no evento, tornando ainda mais forte a mobilização em prol da conclusão da obra. 

A audiência pública foi proposta pela Frente Parlamentar em Defesa da Conclusão da Duplicação da BR-116, e reuniu os representantes da Bancada Gaúcha no Congresso Nacional. O evento aconteceu no Vestíbulo Nobre Érico Veríssimo, e contou com representantes de diversos segmentos, como Sistema Fecomércio, Fiergs, Farsul, Federasul, Polícia Rodoviária Federal, prefeitos, vereadores, senadores, deputados federais e estaduais, além de lideranças da região sul e do estado.

“Falei pessoalmente com o ministro dos transportes, Maurício Quintella Lessa, e ele me garantiu que todos os recursos que sobrarem de outras obras não executadas, serão realocadas para a duplicação da BR-116”, afirmou Afonso Hamm, deputado federal gaúcho pelo PP.

A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, destacou a importância da rodovia para o Rio Grande do Sul: “A duplicação do trecho sul da BR-116 é uma pauta estadual. A economia gaúcha passa pela rodovia. Os dados nos mostram que 75% do que sai do Porto de Rio Grande, chega via BR-116”. Com relação ao número de acidentes, Paula destacou a perda de vidas na estrada: “Os números da Polícia Rodoviária Federal mostram que as pessoas estão morrendo em colisões, que são típicas de estradas não duplicadas”, afirmou.

O vice-prefeito de Cristal, Rudi Trapp, destacou o grande empenho das lideranças regionais: “Os deputados não estão olhando para cores partidárias que representam, mas sim com o objetivo comum de conseguir os recursos para duplicação. Esta obra é uma necessidade para toda a região, inclusive na área da saúde, que precisa se deslocar para outras cidades”.

Conforte o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), o Governo Federal prevê liberação de R$ 74 milhões para as obras em 2017. O valor é considerado baixo, já que para a conclusão ainda é necessário cerca de R$ 600 milhões.

Atualmente 62,64% da obra estão concluída. Já foram pagos R$ 1,302 bilhões. O valor total da obra é estimado em 1,936 bilhões. A duplicação teve início em 2012, e a previsão era de ser concluída em 2015. O DNIT não informou um prazo para a conclusão da obra.

Entrevista com deputado federal Afonso Hamm

Entrevista com prefeita de Pelotas Paula Mascarenhas 

Entrevista com vice-prefeito de Cristal Rudi Trapp