Search
[adsforwp-group id="156022"]

Vacinação contra gripe começa em 10 de abril e inclui professores

img_10414_foto_1.jpg

A campanha de vacinação contra a gripe vai começar no dia 10 de abril no Rio Grande do Sul, com prioridade para trabalhadores da área da saúde, mas já oferecendo a vacina ao grupo de risco. O dia 6 de maio, um sábado, será o dia D da imunização. O fim da campanha está previsto para 26 de maio. A novidade deste ano é a inclusão de todos os professores das redes pública e privada, que poderão se vacinar apresentando a carteira funcional.

Meta 

Outra mudança significativa é o aumento da meta de abrangência, que passa de 80% para 90% do público-alvo, composto ainda por pessoas de 60 anos ou mais, crianças entre seis meses e cinco anos, gestantes e mulheres que deram à luz há até 45 dias (puérperas), doentes crônicos, detentos e trabalhadores do sistema prisional. Em 2016, o Estado conseguiu imunizar 93% do grupo de risco. 

Trivalente 

As doses distribuídas para a rede pública de saúde são do tipo Trivalente, que combatem a Influenza A (H1N1 e H3N2) e a Influenza B (Subtipo Brisbane). De acordo com Gabbardo, a vacina é eficiente contra os tipos mais severos de gripe, vírus que levam à Influenza A. Na rede particular, é possível encontrar vacinas Tetravalente, que também imunizam contra a variação Phuket da Influenza B. 

Mais doses 

O Estado vai receber mais de 4 milhões de doses, cerca de 400 mil a mais do que em 2016, em remessas semanais. De acordo com a Secretaria da Saúde, isso poderá fazer com que sejam registrados casos pontuais de falta de vacinas nos primeiros dias se houver alta procura, com a possibilidade de rápida resolução.