A Arena deu mais um passo importante rumo à finalização da obra, com a primeira etapa de instalação das estruturas metálicas da cobertura do novo estádio. Com a proteção, não somente o gremista estará resguardado da chuva, como também da incidência de luz solar direta, já que a Arena será quase toda coberta, com a abertura existindo apenas sobre o campo de jogo. A cobertura proposta pretende não só cobrir os espaços recomendados pela FIFA, mas sim, todos os lugares, protegendo os gremistas e todos os frequentadores da Arena.
A fase atual compreende o módulo A da estrutura. O módulo B, a ser instalado posteriormente, será a parte que irá cobrir o público no estádio. Serão ao todo 96 módulos de sustentação e um total de 3200 toneladas de estruturas metálicas para serem instaladas em blocos.
Com cor clara e de alta refletividade reduzindo a carga térmica da construção, a cobertura segue as orientações ambientais necessárias para obter a certificação LEED concedida pelo USGBC (US Green BuildingCouncil), a mais utilizada no cenário mundial que reconhece empreendimentos sustentáveis. Um modelo reduzido de como será a estrutura foi testado, e aprovado, em maio de 2011 no Laboratório de Aerodinâmica das Construções da UFRGS, comprovando a sua qualidade e resistência às adversidades climáticas que podem ser apresentadas no Rio Grande do Sul.
As peças utilizadas foram trazidas da Cidade do Porto, Portugal, chegando ao RS pelo Porto de Rio Grande. A estrutura já está visível para quem transita pela Freeway, na área norte da obra, parte da construção que está mais avançada.