Search
[adsforwp-group id="156022"]

Governo do RS anuncia que irá chamar 1.183 policiais

img_10527_foto_1.jpg

O governador José Ivo Sartori anunciou, na manhã desta segunda-feira (3), que irá chamar 500 policias militares da reserva para atuar em escolas, videomonitoramento e serviços administrativos. Também serão convocados 683 concursados em caráter imediato, sendo 421 brigadianos, 101 bombeiros, 141 agentes da polícia civil e 20 integrantes do quadro de saúde da Brigada Militar. No total, serão 1.183 servidores. 

De acordo com o governador, os 683 aprovados em concurso terão as convocações publicadas ainda em abril, sendo que os primeiros devem atuar nas ruas em seis meses. Os 500 PMs aposentados aptos a voltarem ao serviço receberão, segundo o governo, R$ 2,4 mil além da aposentadoria. Esse grupo se somará aos 1.060 policiais militares, 223 policiais civis e 260 bombeiros que estão em se formarão na primeira quinzena de julho.

 

Novos concursos 

Sartori não respondeu a perguntas da imprensa. Durante seus pronunciamento, falou que o Piratini pretende lançar novos concursos para fazer a reposição imediata de agentes de todas as áreas da segurança que se aposentarem. No entanto, afirmou que um novo edital só será lançado se a Assembleia Legislativa aprovar projetos do pacote de cortes encaminhado em 2016 pelo Executivo. 

“Em um mês, no máximo, nós deveremos ter essa atitude do chamamento desse concurso. Agora, desde que os projetos e os processos que estão em andamento na Assembleia Legislativa sejam aprovados. Caso contrário, nós continuaremos com os mesmos problemas e as mesmas dificuldades”, relatou o governador. 

Entre os projetos, está o que prevê um tempo maior de trabalho dos policiais militares, evitando aposentadorias consideradas precoces.

 

Passivo 

O secretário da Segurança, Cezar Schirmer, acredita que os PMs aposentados já estejam em serviço em maio. 

“Com este ato, estamos zerando o passivo de chamamento de aprovados em concurso público na área da Segurança Pública do RS”, disse Schirmer.

 

Alívio 

O número representa um alívio para a Brigada Militar, que tem dificuldades para manter o policiamento nas ruas gaúchas. Conforme números de dezembro, o efetivo seria de 17 mil PMs – o ideal, conforme a legislação estadual, seriam 20 mil homens a mais. A preocupação se intensifica, porque, segundo levantamento da Secretaria de Modernização Administrativa e Recursos Humanos, há 1.240 PMs aptos para ir para a reserva em 2017. 

A coletiva foi comunicada por volta 7h desta segunda-feira, mas o governo não revelou o assunto até a hora do anúncio, que ocorreu às 10h no Palácio Piratini. Toda a alta cúpula do governo participou do encontro.