Search
[adsforwp-group id="156022"]

Avião em voo de instrução pode ter causado barulho que assustou moradores de Camaquã

img_11038_foto_1.jpg

Um forte barulho assustou os moradores de diversos bairros de Camaquã na tarde desta terça-feira (16). O ruído, semelhante ao de uma explosão, foi ouvido em praticamente toda a cidade e chegou a tremer portas e janelas de residências. Relatos de ouvintes dão conta que o som e o tremor também foram sentidos em Cristal.

A equipe da Rádio Acústica FM entrou em contato com a Base Aérea de Canoas e segundo o Cap. Valmor do setor de Comunicação Social da instituição, é possível que o barulho que assustou a região tenha sido causado por um avião em treinamento de interceptação, que estava em teste próximo às 14h e a mais de 20 mil pés de altitude.

A hipótese é que o avião tenha ultrapassado a barreira do som próximo à costa, pois é sobre o mar que são feitos os testes. Apesar dos voos de instrução serem realizados a grandes altitudes, combinação de fatores meteorológicos, como pressão atmosférica, temperatura e direção do vento, podem contribuir para a propagação do som.

O Capitão destacou ainda que todos os voos são monitorados e seguem rígidos padrões de segurança, não representando risco à população.