Search
[adsforwp-group id="156022"]

Camaquã é palco do Giro Pelo Rio Grande

img_11052_foto_1.jpg

As Reformas Trabalhistas, Tributária e Previdenciária, pautas amplamente discutidas em âmbito nacional, foram debatidas na segunda edição do Giro Pelo Rio Grande em Camaquã, na noite desta terça-feira (16). O evento promovido pela Fecomércio-RS, reuniu cerca de 200 pessoas no Teatro do Sesc, que acompanharam palestras ministradas por especialistas das áreas de economia, trabalhista e tributária.

A Rádio Acústica FM esteve no evento e conversou com o consultor econômico Marcelo Portugal, que falou sobre a reforma da previdenciária. Segundo Portugal, “do jeito que está à previdência no Brasil, é uma bomba relógio”. O economista é contra medidas que a torne mais “branda” e destaca que esta não afeta de forma significativa os mais pobres.

Já o consultor trabalhista Flávio Obino Filho explicou a proposta do governo que tem por base três eixos: consolidação de direitos, segurança jurídica e ocupação para todos. “O projeto proposto busca aprimorar as relações de trabalho por meio da valorização da negociação coletiva”, avaliou Obino. Segundo ele, a reforma traz um grande avanço em termos de contratação, uma vez que flexibiliza o processo.

No evento, o consultor tributário Rafael Borin tratou sobre a reforma tributária que, na sua visão, deve acontecer de forma fatiada. “No Brasil, seguimos um sistema de pagamento de tributos por diferentes regimes, sendo eles o Simples Nacional, lucro presumido e o lucro real. A reforma pode acontecer e precisa simplificar ainda mais a forma e tempo como os empreendedores gastam recolhendo tributos”, sinalizou Borin.

Confira as entrevistas na íntegra: