Search
[adsforwp-group id="156022"]

Assembleia aprova criação de comissão para debater pedágios no Estado

img_11135_foto_1.jpg

O plenário da Assembleia Legislativa aprovou a constituição da Comissão de Representação Externa que irá acompanhar a questão dos pedágios no Parlamento. O requerimento, de autoria do deputado estadual Gilmar Sossella (PDT), recebeu 47 votos favoráveis e nenhum contrário nesta terça-feira (23).

A Comissão terá duração de 30 dias e será composta por cinco deputados, integrantes das cinco maiores bancadas da Casa (PDT, PTB, PP, PMDB e PT). O programa de concessão de rodovias federais no Rio Grande do Sul, desenvolvido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres, abrange as BRs 101, 290, 386 e 448.

O tema pedágios tem sido acompanhado por Sossella ao longo de sua atuação no Parlamento gaúcho. Em 2007, o deputado presidiu a CPI dos Polos de Pedágio na Assembleia Legislativa, que levantou uma série de problemas do PECR/RS e foi reprovado pelos gaúchos devido ao alto valor das tarifas, ao modelo de polos implantado, e, principalmente, porque em 15 anos nem um metro sequer de rodovia foi duplicado no Estado nos mais de 1.799 mil quilômetros concedidos à iniciativa privada.

Desde que o governo federal lançou o programa de concessão das BRs no Estado, Sossella participou das audiências públicas a respeito do tema em Porto Alegre, Soledade, Lajeado e Montenegro. Além disso, integrou a comitiva do Parlamento gaúcho que se reuniu com o ministro dos Transportes, Maurício Quintella Lessa, em Brasília. Na ocasião, o deputado solicitou que o diálogo a respeito deste tema fosse ampliado e a concessão adiada.