Search
[adsforwp-group id="156022"]

Nível do Guaíba atinge 2,10 metros e deixa Porto Alegre em situação de alerta

img_11242_foto_1.jpg

O nível do Guaíba, em Porto Alegre, atingiu a marca de 2,10 metros no Cais Mauá nesta quinta-feira (1), e oficialmente está em situação de cheia. O alerta foi feito pelo Centro Integrado de Comando (Ceic).

Na madrugada, o nível tinha estabilizado, mas com a continuidade da chuva, voltou a subir. Ainda conforme a última medição, o volume de precipitação até as 12h30 chegou a 75 mm. O acumulado representa mais da metade da média histórica do mês de junho em apenas 12 horas.

Na Região das Ilhas, até agora nenhuma família precisou sair de casa, mas algumas ruas já estão alagadas, preocupando quem já sofreu com outras enchentes.

A obra de pavimentação da Rua Nossa Senhora da Boa Viagem, na Ilha da Pintada, foi inundada. O material de construção está todo nas margens.

Uma placa indica que os trabalhos começaram em abril e devem ir até julho. Mas se a chuva não parar, bem antes disso a água pode invadir as casas dos moradores.

“Não se tem acesso, é dentro da água. Quem pode usa macacão de borracha, o resto é pé na água, inclusive senhoras, crianças. É calamidade, vai continuar assim lamentavelmente”, lamenta o aposentado Acélio Schwegber.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana informou que a obra está dentro do cronograma, mas parou nos últimos dias por causa do mau tempo. O projeto prevê a pavimentação de blocos de concreto e muretas de proteção, que deve ajudar a prevenir futuros alagamentos no local.

Em todo o estado, mais de 4,7 mil pessoas estão fora de casa devido a cheia provocada pelo excesso de chuva. O número, divulgado em boletim na manhã desta quinta-feira (1), é 84% maior em relação ao último informe da Defesa Civil, de quarta-feira (31).

São 673 famílias desalojadas, que foram acolhidas em casas de amigos ou familiares, o que, segundo o cálculo da Defesa Civil, equivale a 2.944 pessoas. Outras 226 famílias estão desabrigadas e foram levadas a locais fornecidos pelos municípios ou pelo estado. Esse número que representa 1.846 pessoas, segundo o órgão.

Além disso, subiu para 30 o número de cidades em situação de emergência. Conforme a Defesa Civil, 74 municípios foram atingidos pelas cheias.

 

Chuva dá trégua, mas volta domingo

A quinta (1) ainda será chuvosa, mas a partir desta sexta (2), com a entrada de uma massa de ar frio e seco no estado, o tempo começa a melhorar. O sábado (3) deve ter sol, com a temperatura máxima passando dos 23ºC.

No entanto, a instabilidade volta no domingo (4), com chuva no decorrer do dia e aumento da nebulosidade.

Cidades em situação de emergência

Tiradentes do Sul

Campo Novo

Três Passos

Coronel Bicaco

Tenente Portela

Panambi

Cristal

Sertão

São Jerônimo

Tunas

São José das Missões

Itaqui

Casca

São Borja

Pedras Altas

Boqueirão do Leão

Dom Pedrito

Barros Cassal

Vila Lângaro

Barão de Cotegipe

Três Arroios

Ponte Preta

Miraguaí

Irai

Cristal do Sul

Uruguaiana

Boa Vista das Missões

Paim Filho

Lagoão

São Nicolau