Search
[adsforwp-group id="156022"]

São Leopoldo registra uma morte por choque elétrico, afirma governador Eduardo Leite

edudauduauaud

A passagem de um ciclone extratropical deixou diversos prejuízos e transtornos nesta sexta-feira (16) no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. De acordo com o governador Eduardo Leite, um choque elétrico causou a morte de um homem de 23 anos e duas pessoas estão desaparecidas, uma de São Leopoldo e uma de Portão.

Conforme o coronel Boeira da Defesa Civil, são 180 homens trabalhando desde a madrugada no Estado, apoiando o serviço de outras forças de segurança. Conforme o governador, quem conseguir permanecer em casa, a orientação é ficar restrito para facilitar o trabalho dos agentes para salvar vidas.

A reportagem da Acústica FM ouviu o governador nesta manhã na Defesa Civil em Porto Alegre, que apontou as regiões nordeste, litoral norte, cidades da região metropolitana e rios Caí, Sinos e Maquiné precisam tomar cuidado com as possibilidades de inundações. São mais de mil pessoas trabalhando no resgate e apoio a situações emergenciais.

Situação de São Leopoldo

Na quinta-feira, 16 de junho, a Defesa Civil de São Leopoldo registrou um acumulado de chuva de mais de 130mm. O volume excessivo ocasionou um colapso no sistema pluvial que não deu conta de drenar a água ocasionando vários transtornos. No início da madrugada, o prefeito Ary Vanazzi, o diretor-geral do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae), Geison Freitas e o Superintendente da Defesa Civil, Paulo Borges, estiveram na Casa de Bombas da avenida João Correa e do bairro Campina para acompanhar o trabalho das equipes de plantão. Eles também estiveram na avenida Imperatriz por onde passa o arroio Kruze.
⚠️ As chuvas ocasionaram o transbordamento do arroio Kruze, na rua 20 de Setembro, do arroio João Corrêa no bairro Vicentina e dos arroios Campina Cerquinha, no bairro Campina. A orientação é que as pessoas evitem de sair de casa para não se exporem aos riscos. Retroescavadeiras estão sendo utilizadas para auxiliar a retirada de materiais das Casas de Bombas. Há muito acúmulo de resíduos, inclusive um sofá foi identificado na vistoria.
📍 As equipes da Superintendência da Defesa Civil, Semae, das secretarias municipais de Obras e Viação (Semov), de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb) seguirão no atendimento à população. A previsão é de que na sexta-feira (16), as chuvas se espalhem com intensidade, trazendo mais risco. A formação de um ciclone extratropical perto da costa Nordeste do estado canaliza a umidade do oceano e mantém as chuvas constantes sobre o Nordeste e Leste gaúcho. Na Serra e Litoral Norte, há risco de transtornos por conta dos elevados acumulados de chuva que devem chegar aos 150mm. Os ventos causados por esse sistema favorecem as rajadas dos 70 aos 90 km/h nessas regiões, trazendo o risco de ressaca no litoral.
📌 A Defesa Civil de São Leopoldo atende pelos telefones (51) 99117-8291 e (51) 98924-7852. Além do (51) 2200.0633, que funciona somente em horário comercial. Qualquer situação de danos causados pela instabilidade do tempo a população pode buscar auxílio por estes canais.

Alerta Defesa Civil

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil alerta a população residente no litoral norte, Serra e região metropolitana para as fortes chuvas que estão atingindo as regiões nas últimas 48 horas.

De acordo com a previsão meteorológica, essas regiões ainda poderão receber entre 40 a 60 milímetros de precipitação nas próximas horas, o que poderá aumentar o risco nas regiões já alagadas, além de aumentar a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa e outros eventos pela cheia dos rios.

A Defesa Civil orienta a população dessas regiões que, caso estejam em segurança, para que não saiam de casa. Se for necessário deixar o local, que a movimentação seja feita com segurança, buscando apoio da Defesa Civil de seu município, bem como informações sobre abrigos e serviços de saúde.

Caso estejam em local de risco e encontreê 7dificuldade em sair, acionem o socorro por meio dos telefones de emergência: do Corpo de Bombeiros 193, e da Brigada Militar 190.