Search
[adsforwp-group id="156022"]
Luto no tradicionalismo gaúcho

MTG decreta luto oficial de três dias após a morte do presidente do movimento

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Carlos Savaris, morreu na madrugada do último sábado (17), aos 67 anos. Savaris, natural de Casca, era bacharel e oficial da reserva da Brigada Militar (BM).

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!   

O MTG informou que ele deixa quatro netos, três filhos (Tiago, Tomás e Alina) e sua esposa Odila Paese Savaris. Ele residia em Caxias do Sul, onde passava por tratamento contra o câncer, Savaris foi velado no sábado. O corpo foi enterrado no Cemitério Central de Bento Gonçalves.

O tradicionalista assumiu o cargo de presidente do MTG pela nona vez em 2023. Ele já havia ocupado o cargo em 2001, 2002, 2003, 2005, 2006, 2014, 2015, 2021 e 2022.

Savaris foi patrão do CTG Heróis Farroupilhas e do CTG Campo dos Bugres, ambos de Caxias do Sul, coordenou a 25ª RT em 1996 e 1997; foi vice-presidente de Administração do MTG, em 1999 e 2000 ao lado de Jayr Lima. Presidiu o já extinto Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), de 2007 a 2010; e foi presidente da Confederação Brasileira de Tradição Gaúcha (CBTG), em 2012 e 2013. Escritor, pesquisador e historiador, é autor de vários livros, entre eles “Rio Grande do Sul: história e Identidade” e “Manual de Tradicionalismo Gaúcho”, ambos publicados pelo MTG.

Leia na íntegra do decreto do MTG, assinado pela presidente em exercício:

A PRESIDENTE EM EXERCÍCIO do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Rio Grande do Sul, Sra. ILVA MARIA BORBA GOULART, no uso de suas atribuições legais e em conformidade com o que dispõe o Estatuto e o Regulamento Geral do MTG,
CONSIDERANDO o falecimento do Presidente do MTG Sr. Manoelito Carlos Savaris, ocorrido nesta data;
CONSIDERANDO os inestimáveis trabalhos dedicados a toda comunidade tradicionalista no decorrer de sua vida, o alto grau de comprometimento na direção institucional que elevou o patamar de qualidade e respeitabilidade do Movimento Tradicionalista Gaúcho, traduzido na liderança incontestável e inestimável exercida à frente do MTG;
CONSIDERANDO o consternamento geral da comunidade tradicionalista e o sentimento de solidariedade, gratidão e saudade que emerge pela perda deste ilustre Conselheiro Benemérito, de conduta íntegra, ética e respeitável;
CONSIDERANDO finalmente, que é dever do Movimento Tradicionalista Gaúcho render justas homenagens àqueles que com o seu trabalho, seu exemplo e sua dedicação, contribuíram, para a preservação do núcleo da formação gaúcha, dos fins e da filosofia do Movimento Tradicionalista Gaúcho;
DECRETA:
Art. 1º Luto Oficial, por 3 (três) dias, contados a partir desta data, no âmbito do Movimento Tradicionalista Gaúcho e de suas entidades filiadas, em sinal de  profundo pesar pelo falecimento do Presidente do MTG Sr. Manoelito Carlos Savaris, que, em vida, prestou inestimáveis serviços ao Movimento Tradicionalista Gaúcho.
Art. 2º Durante o período de luto oficial determinado por este Decreto, os eventos em curso ficam mantidos, observando a realização de um minuto de silêncio e o hasteamento da bandeira do MTG a meio mastro na sede da federação e em todas as entidades filiadas.
Art. 3º Este Decreto entra em vigor na presente data, devendo ser enviada cópia do presente ato à família enlutada.
Porto Alegre, 17 de junho de 2023.
______________________________
Ilva Maria Borba Goulart
Presidente em Exercício do MTG/RS
FUNDAÇÃO CULTURAL GAÚCHA – MTG

Tags: Cultura, Luto, Obituário, Rio Grande do Sul