Search
[adsforwp-group id="156022"]
Trânsito

Fique atento: saiba as novas regras do Insulfilm e evite multa

É fundamental que os motoristas verifiquem se as películas instaladas estão de acordo com a legislação
Insulfilm - Pelicula - Carros - video - Pixabay
Insulfilm - Pelicula - Carros - video - Pixabay

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabeleceu novas regras em relação ao uso de filmes nos vidros dos veículos, o que requer atenção dos motoristas brasileiros. As películas, também conhecidas como insulfilm, estão sujeitas às novas normas.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Desde janeiro de 2023, novas determinações protegidas pela Resolução 989/2022 do Contran, que modificou a Resolução 960/2022, passaram a vigorar.

As novas regulamentações reforçadas implicam na segurança do uso de filmes com bolhas em áreas cruciais para a visibilidade do motorista, como o para-brisa e os vidros laterais dianteiros, bem como em áreas essenciais para a condução segura do veículo. Tais mudanças são consideradas para a segurança no trânsito.

De acordo com as normas de trânsito, é exigido que a transmitância luminosa do para-brisa e dos vidros laterais dianteiros não seja inferior a 70%.

Antes da resolução, os valores de transmitância luminosa dos vidros eram mantidos em 70% para insulfilm colorido e 75% para incolores. A nova regulamentação abrange tanto itens transparentes quanto coloridos e se estende às áreas envidraçadas essenciais para a condução do veículo, como os vidros laterais traseiros, que devem apresentar uma transmitância luminosa mínima de 28%.

De acordo com as normas de trânsito, o vidro de segurança traseiro (também conhecido como vigia) de um veículo não pode ter uma transmitância inferior a 70%, caso o mesmo não possua espelho retrovisor externo direito.

De acordo com as normas de trânsito vigentes, é proibido que veículos de carga com Peso Bruto Total (PBT) acima de 3.500 kg, ônibus e micro-ônibus apresentem transmitância inferior a 28% na parte inferior do para-brisa.

É importante destacar que a não observância das novas normas pode resultar em uma infração grave, com uma multa no valor de R$ 195,23, além de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a retenção do veículo até que a situação seja regularizada. Aqueles que forem flagrados com filmes que não estejam de acordo com as novas regulamentações estarão sujeitos a multas.

É fundamental que os motoristas verifiquem se as películas instaladas em seus veículos estão em conformidade com as novas regulamentações protegidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a fim de evitar possíveis contratempos. Assim, é seguro garantir a segurança viária e prevenir autuações e inconvenientes dispensáveis.

Texto: Gil Martins/Acústica FM

Tags: Brasil, Carros, Trânsito, Variedades