Search
[adsforwp-group id="156022"]

Mineração no Rio Camaquã é tema de seminário do IFSul

img_12221_foto_1.jpg

O projeto de mineração no Rio Camaquã é tema de seminário do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), campus Camaquã. O evento que ocorre no dia 26 de agosto às 14h, aborda o projeto de mineração das empresas Votorantim Metais e Mineração Iamgold Brasil, em Caçapava do Sul. O empreendimento consiste na implantação de uma mina para explorar minérios na região do Rio Camaquã.

O seminário deve abordar os possíveis impactos da mineração no Rio Camaquã e suas consequências nos municípios da Costa Doce. No encontro, devem ser apresentadas as consequências de uma possível contaminação por metais pesados, além dos danos que podem ser provocados ao meio ambiente e seus impactos na agricultura, economia e saúde da população dos municípios da região.

O evento, que é aberto a comunidade, será realizado no auditório do campus. O IFSul está localizado na Rua Ana Gonçalves da Silva, 901, no bairro Olaria. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (51) 3671-7350.

 

Confira a programação:

Abertura: 14h

Apresentação Musical Rio da Infância: autoria Marlon Conceição; produção musical Cassiano Lacerda e interpretação de Maitê da Rosa e Elisana de Oliveira.

 

14h30mim – Jaqueline Durigon, doutora em botânica, professora na Universidade Federal de Rio Grande, membro da UPP Camaquã.

Tema: Parecer técnico sobre o EIA/RIMA do Projeto Caçapava do Sul

 

15h – Antônio Libório Philomena, doutor em ecologia, professor aposentado da Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Tema: Modelos para manter um rio vivo

 

15h30min – Marcia Collares, bacharel em direito, moradora de Palmas/Bagé-RS. Uma das criadoras do movimento de Preservação – UPP Camaquã.

Tema: Histórico do Movimento UPP

 

16h – Guilherme Collares, doutor em parasitologia, professor da URCAMP, membro da UPP Camaquã.

Tema: Conhecendo O Rio Camaquã: Expedição Caminho das Almas

 

16h30mim – Edson Luís de Almeida Oliveira, doutor em geografia, professor do IFSul

Tema: Impactos socioambientais da mineração – uma análise regional

 

17h – Caroline Neugebauer Wille, doutora em fitoissanidade, professora do IFSul e William Kelbert Nitschke, doutor em química, professor do IFSul.

Tema: Impactos ambientais da mineração no Rio Camaquã

 

17h30mim – Encerramento