Search

Após óbito em Benjamin Constant do Sul, apenas um município gaúcho não tem mortes por Covid-19

Foto: Divulgação

Após um ano e seis meses de pandemia do coronavírus, somente dois municípios gaúchos não haviam registrado mortes pela doença. Porém, na última semana, o cenário mudou para a cidade de Benjamin Constant do Sul, onde o primeiro óbito em decorrência do vírus foi registrado.

O município, localizado entre Faxinalzinho e São Valentim, Norte do estado, tem um pouco mais de 2.200 habitantes, incluindo a reserva indígena de Vontouro. A vítima fatal foi uma indígena de 54 anos, que estava internada desde o dia 10 de agosto, no hospital Santa Terezinha de Erechim, a 43 km do município. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde de Benjamin Constant do Sul, a mulher tinha comorbidades, como hipertensão e diabetes.

Sem mortes pela doença

Diante o atual momento, o município de Novo Tiradentes é o único a não registrar mortes pela doença. Em entrevista à rádio Acústica FM, o prefeito, Luiz Carlos Benedette, pontuou a colaboração da população, seguindo as regras em cuidados de prevenção a saúde.

Durante a fala, adotou a harmonia entre a administração executiva e a população promovendo maior segurança, saúde e lazer: “é uma cidade boa para se viver, o povo colabora”, detalha. O prefeito acredita que um conjunto de fatores possibilitaram a ação: “somos uma cidade pequena e temos uma equipe de saúde engajada”, destaca. A população respeita as leis e cumpre os deveres.

Novo Tiradentes é uma cidade que faz parte da Microrregião de Frederico Westphalen, na região norte do Rio Grande do Sul. Possui cerca de 2428 habitantes, segundo último registro em 2014. A economia da cidade gira em torno da agricultura, grãos, semiacultura, fumicultura e agricultura familiar. Durante entrevista o prefeito destacou a segurança do município: “acredito que o último homicídio ocorreu há 12 anos”, declara.

O último boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura, traz 137 casos positivados e 137 recuperados. Além disso, a cidade não registra internações e nem pessoas isoladas pela doença.


Confira a entrevista com o prefeito de Novo Tiradentes.