Novas medidas de combate ao coronavírus no Rio Grande do Sul, devem constar em Decreto Estadual, que deve ser anunciado hoje às 15h, pelo Governador Eduardo Leite. A expectativa é que seja informada como ficará a questão do comércio gaúcho.
De um lado, existem entidades que pressionam o governo do estado, para que haja uma maior flexibilização, que permita a abertura do comércio gaúcho. Diversas categorias estimulam o retorno de diversas atividades, como forma de retomar a economia e evitar que danos financeiros ocasionem demissões e até mesmo o fechamento de empresas no estado.
Ao mesmo tempo, a dúvida que paira no Rio Grande do Sul sobre a flexibilização, se fortalece no momento em que o Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (14), que o brasil já superou a marca de 1,5 mil mortes por coronavírus, e que mais de 25 mil pessoas tiveram diagnóstico positivo para a doença. O receio é que a flexibilização das medidas atuais de enfrentamento à pandemia, possa aumentar o índice de casos no estado, que já superam o número de 700, com 18 óbitos confirmados.
A Rádio Acústica FM, estará transmitindo ao vivo o pronunciamento do Governador Eduardo Leite, onde serão apresentados os dados que constarão neste decreto. O município de Camaquã, já adiantou que seguirá alinhado com as medidas do governo gaúcho, e que os próximos decretos não irão contrariar as ações dispostas pelo executivo estadual.