Search
[adsforwp-group id="156022"]

Chineses visitam área de instalação da fábrica de caminhões em Camaquã

Uma comitiva liderada pelo presidente da Shyian Yunlihong Motors no Brasil, Xiang Bailin, reuniu-se com representantes do Governo do Estado e prefeitura de Camaquã, nesta terça-feira (25), para tratar dos detalhes finais para implantação de uma fábrica de caminhões do grupo chinês no município. O encontro, que ocorreu no gabinete do prefeito, contou com a participação de técnicos da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) e do Gabinete do Vice-Governador.

Bailin destacou o empenho em promover, de forma ágil, a instalação do grupo no município do Centro-Sul do Estado. “Trabalhamos diariamente para que esse negócio seja bem-sucedido e que possamos, no menor tempo possível, iniciar as atividades. A partir do conhecimento pleno da área cedida, avaliaremos eventuais mudanças no projeto original e daremos seguimento ao processo”, avaliou. 

Após o encontro, o grupo foi ao local onde será erguida a planta industrial. Trata-se de uma área de 100 hectares, às margens da BR 116, nas proximidades do acesso Sul da cidade. Somchai Ansuj, assessor para assuntos internacionais da AGDI, lembrou que a agência está à disposição para prestar auxílio técnico nos mais variados temas. “Questões como liberação de licenças ambientais e de infraestrutura devem ser encaminhadas direto à agência, para que possamos atuar de forma transversal e contínua, dando celeridade aos trâmites necessários”.

O projeto prevê aproximadamente 40 hectares de área construída em sua primeira fase. Os contratos da primeira leva de 250 empregados serão firmados em junho de 2013, três meses antes da conclusão das obras. Na segunda fase do projeto, o quadro saltará para 500 funcionários. 

O gerente comercia da empresa, Guilherme Vaz, salienta que, de acordo com o projeto, o volume de contratações irá se expandir de forma gradual. “Como a unidade de Camaquã será construída em módulos, iremos absorver a mão de obra de forma gradual, contemplando as necessidades de cada etapa do projeto de instalação”, disse. Na quarta-feira (26), o grupo se reúne com a Superintendência do Porto de Rio Grande. No final da semana, com a Secretaria Desenvolvimento e Promoção do Investimento.