Search
[adsforwp-group id="156022"]

Pelotão Ambiental de Camaquã estimula denúncias por parte da população

img_12352_foto_1.jpg

O Primeira Hora, transmitido na manhã desta segunda-feira (28), contou com a presença do sargento e comandante Vitor e do soldado Israel, do 3º Pelotão Ambiental de Camaquã (Patram). No programa, os profissionais falaram sobre a atuação da equipe na região.

Além de Camaquã, o pelotão atua em Arambaré, Chuvisca, Cerro Grande do Sul, Sentinela do Sul, Dom Feliciano, Amaral Ferrador, Cristal e Tapes. De acordo com os entrevistados, grande parte das infrações ocorre na Barragem do Arroio Duro e na Ilha Santo Antônio, que recebe muitas pessoas de fora do município.

Para realizar as operações, o pelotão conta com duas viaturas e um barco, que atualmente está em manutenção. Nos últimos dias, o grupo recebeu uma semana de treinamento na Estação Ecológica do Taim, onde realizou autuações.

De acordo com o soldado Israel, a população tem tomado iniciativa através de denúncias, com o intuito de diminuir os crimes. No entanto, os casos irregulares seguem ocorrendo no município: “O índice não tem diminuído, nós que fiscalizamos sabemos que está na mesma maneira”, lamentou.

Além da fiscalização de crimes, o grupo também faz salvamento de animais. De acordo com o soldado, a maior parte das operações é de pesca, caça e crimes contra a fauna, como desmatamento e queimadas. O Patram ressalta que a rede é permitida apenas para pescadores profissionais, com pena prevista de 3 a 4 anos de prisão para quem praticar o crime.

Os profissionais pediram que a população continue realizando as denúncias, que podem ser de forma anônima. O contato com o órgão pode ser realizada através dos telefones 3671 2111 e 3671 4288, do e-mail [email protected] ou pessoalmente, no endereço Rua Manoel da Silva Pacheco, Nº 496, no centro de Camaquã.

Confira a entrevista na íntegra: