Search
[adsforwp-group id="156022"]
PATROCÍNIO DA CMPC

Duas escolas de Camaquã são contempladas no projeto “Nosso Cantinho da leitura”

Os municípios de Tapes, Mariana Pimentel e Cristal também receberam materiais
Design sem nome (5)

As primeiras entregas dos cantinhos da leitura foram realizadas na manhã da última quarta-feira (07). O primeiro município contemplado foi Mariana Pimentel. A escola contemplada foi a EMEI Mariana Pimentel.  Em Tapes, as escolas EMEI Cacilda Machado Pereira e EMEI Jorge Alberto Wolf também receberam materiais do projeto.

No período da tarde o município de Cristal ganhou dois Cantinhos da Leitura. As escolas que vão receber os kits são a EMEI Primeiros Passos e EMEF Otto Becker.  Em Camaquã, as escolas EMEI Cecy Ribeiro Dias, no Bairro Getúlio Vargas e a escola Recanto Infantil, no Bairro Hípico também terão acesso aos materiais.

As escolas vão receber uma caixa com 50 exemplares de livros de autores afro-brasileiros e indígenas, 10 bonecas de pano de personagens variados (produzidas pela Rosas Negras) para deixar o espaço ainda mais lúdico e educativo, além de uma capulana para enriquecer o espaço do cantinho e 5 unidades de Giz de cera com 24 tons de pele.

O material tem o intuito de estimular a leitura dos pequenos e celebrar a diversidade, criando uma maior interação entre alunos e professores. Além de oportunizar experiências com leituras que tragam representatividade. O projeto já realizou suas entregas nos municípios de Eldorado do Sul, Barra do Ribeiro e sua estreia com os primeiros cantinhos da leitura entregues na cidade de Guaíba no dia 6 de junho.

A coordenadora do projeto Cristiane Ostermann conta da felicidade que foi a experiência dessas primeiras entregas e que: “Não foi só a alegria das crianças e a surpresa que elas tiveram ao ver as obras, os bonecos. Mas principalmente, também o entusiasmo dos professores. Percebemos o quanto eles estão cientes da importância da gente oferecer essa literatura afro-brasileira e indígena para as crianças, da importância que o projeto tem no sentido de celebrar a vida. Porque para nós como projeto Nosso Cantinho da Leitura, acreditamos que a diversidade é sinônimo de vida.”

A iniciativa tem como propósito distribuir 50 títulos para cada instituição, que priorizem as temáticas afro-brasileira e indígena e colaborem para o cumprimento das Leis 10639/2003 e 11645/2008 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais, que trazem a obrigatoriedade da presença desses temas nos currículos escolares. Viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto Nosso Cantinho da Leitura conta com o patrocínio da CMPC e tem como objetivo colaborar com a diversidade do acervo literário de escolas públicas e/ou centros municipais de Educação Infantil e fomentar o hábito da leitura desde os primeiros anos de vida.