O deputado federal Marcelo Moraes, do Partido Liberal (RS), participou do programa Esquina Democrática no último sábado (22). O parlamentar, que está no seu segundo mandato, tem forte ligação com o setor do tabaco e com os produtores de Camaquã e região da Costa Doce.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Durante entrevista na Rádio Acústica FM, Marcelo Moraes criticou o Governo Lula e o Ministério da Saúde que lançou recentemente uma campanha, que segundo o parlamentar, acusa os produtores de tabaco de serem responsáveis pelo desmatamento, poluição no país e a diminuição de áreas que poderiam ser destinadas para produção de alimento.
Conforme o deputado, o setor abastece a economia local, e atualmente, no Rio Grande do Sul, mais de 91% do fumo produzido no estado é exportado para fora do país. Mais de 70 mil famílias são produtoras de tabaco no Rio Grande do Sul e no Brasil, mais de 140 mil. Muitas famílias sobrevivem da renda produzida através do setor fumageiro.
Recentemente, uma série de audiências públicas vem sendo realizadas, percorrendo o estado, afim de debater e encontrar soluções para o setor fumageiro. O encontro reúne autoridades, produtores e lideranças. A última audiência foi realizada no município de Rio Pardo.
Convenção Quadro, o que é:
A Convenção-Quadro para Controle do Tabaco (CQCT) foi o primeiro tratado internacional de saúde pública da história da Organização Mundial da Saúde (OMS). Representada por 192 países membros da Assembleia Mundial da Saúde, o tratado agregou o maior número de adesões na história da Organização das Nações Unidas. No mês de novembro, o Brasil participará da 10ª Conferência das Partes (COP 10), da CQCT, que este ano será realizada no Panamá.