Search

Agricultores de Dom Feliciano conhecem alternativas à produção de fumo

img_1267_foto_1.jpg

O jovem Dalnei Szortyka Kila, de Dom Feliciano, estava curioso para saber mais sobre ovinocultura, durante o Dia de Campo promovido nesta quarta-feira (10) pela Emater no Parque de Exposições Dorval Ribeiro, integrando a programação da 5ª Feira de Agricultura Familiar da Região Centro-Sul (Fafecs), em Camaquã. Dalnei pretende começar uma criação de ovelhas em uma das propriedades da família, que se dedica ao cultivo de 83 mil pés de tabaco.

“A tendência é a gente diminuir o fumo e investir em outras culturas. Vamos tentar diversificar com as ovelhas, milho, feijão e outras coisas”, comentou ele, que está indo assumir a outra propriedade da família, pois quer continuar vivendo e trabalhando no meio rural. 

Esse foi apenas um dos 11 Dias de Campo que estão sendo realizados durante a Fafecs. Os eventos são atividades voltadas aos agricultores familiares dos 17 municípios que compõe a Região Centro-Sul. Estas ações estão insertas na segunda etapa da Chamada Pública para a Diversificação do Tabaco, inciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário da qual a Emater/RS-Ascar é a entidade executora no Estado. 

Nesta quarta-feira (10), participaram do Dia de Campo agricultores de Dom Feliciano. Na quinta-feira (11), é a vez dos produtores de Barão do Triunfo e, na sexta-feira (12), e São Jerônimo. No sábado e domingo, farão a capacitação agricultires de Camaquã e Cerro Grande do Sul. A Fafecs é organizada pela Emater/RS-Ascar e Afubra e se estende até o domingo (14).