Search
[adsforwp-group id="156022"]
Segurança Pública

Delegado Vladimir Urach divulga balanço da criminalidade na Costa Doce

Crimes de homicídio tiveram uma queda na região
Foto: Acústica FM / Entrevista durante o Programa Esquina Democrática
Foto: Acústica FM / Entrevista durante o Programa Esquina Democrática

Durante entrevista ao programa Esquina Democrática, da rádio Acústica FM deste sábado (12), o Delegado Regional da Policia Civil, Vladimir Urach, trouxe dados referente as ocorrências de crimes na região da Costa Doce.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui! 

Foi divulgado recentemente, os índices de criminalidade no estado do Rio Grande do Sul pelo governo do estado, junto com a secretara de segurança pública. Seguindo a tendência estadual, Camaquã apresentou melhoras relacionados aos crimes divulgados.

Segundo o balanço apresentado durante a entrevista na Acústica FM, conforme relatou Vladimir Urach, os homicídios quando comparados com primeiro semestre de 2022 e 2023, houve uma redução significativa desses crimes na região da Costa Doce.

Em 2022, ocorreu 24 homicídios registrados na região e mais um caso de feminicídio. Já no primeiro semestre de 2023, ocorreu seis homicídios e um latrocínio. Conforme Urach, crimes de latrocínios é considerado o principal crime utilizado para medir os índices criminais no brasil.

Questionado sobre os motivos que levaram a redução de criminalidade, referentes ao latrocínio, assalto à mão armada no qual o efeito da arma pode não ir além da intimidação, Urach disse que este crime ocorre mais quando há oportunidade, quando há falhas na conclusão do roubo.

Conforme divulgado pela secretaria estadual de segurança pública do Rio Grande do Sul (SSP),
o mês de julho fechou com queda nos principais crimes contra a vida e patrimoniais. Em comparação com julho de 2022, os homicídios caíram 25,2%, chegando ao menor número para qualquer mês computado desde o início da série histórica em 2010. Esta é a segunda vez no ano em que a queda chegou ao menor número absoluto da série. Também houve diminuição em importantes indicadores como feminicídio, latrocínio, abigeato e roubo de veículos.

Confira entrevista completa durante o programa Esquina Democrática:

Tags: Camaquã, denarc, Rio Grande do Sul