Search
Apagão no Brasil

Apagão nacional afeta cidades do país nesta terça-feira (15)

Foi determinada a criação de uma sala de situação para acompanhar o processo

Em nota divulgada na manhã desta terça-feira (15), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que a interrupção de energia que atingiu diversos estados brasileiros, por volta das 8h30, ocorreu por causa da abertura de interligação da rede de operação do sistema nacional, entre as regiões Norte e Sudeste.

Estado ainda tem 31 mil pontos sem luz após ciclone
Foto: Valério Weege/Acústica FM

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Segundo a nota, foram interrompidos 16 mil megawatts (MW) de carga, nos estados do Norte e Nordeste. A interrupção também afetou estados do Sudeste.

De acordo com a ONS, 6 mil MW já foram recompostos desde que o serviço foi iniciado, às 9h16, e as causas da interrupção continuam sendo apuradas.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, determinou a criação de uma sala de situação para acompanhar o processo de recomposição do sistema e para apurar a ocorrência.

Texto: Fabíola Sinimbú/Agência Brasil