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Novo modelo

Sistema eletrônico para cobrança de pedágios vai manter mesma tarifa durante dois anos

Rodovias estaduais da Serra gaúcha e do Vale do Caí  começam a operar o sistema 'free flow' em dezembro
Foto Airton Lemos
Foto Airton Lemos

As rodovias da Serra Gaúcha e do Vale do Caí concedidas à iniciativa privada pelo governo do estado começam a operar um sistema eletrônico de cobranças de pedágios a partir de dezembro deste ano.

Com o novo modelo conhecido como Free Flow, pórticos com tecnologia digital vão substituir as tradicionais praças e serão instalados nos trechos da ERS 122, 240, 287, 446, 453 e na BR- 470 de forma gradual. Os condutores não precisarão parar nem reduzir a velocidade, porque a cobrança será feita por meio de identificação das placas dos veículos e enviada diretamente aos usuários das estradas, que podem pagar por app, site, ou tag em até 15 dias.

Em anúncio no Palácio Piratini,  o  governo do RS e concessionária Caminhos da Serra projetam que em dois anos, as tarifas sejam cobradas por trecho percorrido. Motoristas que andarem menos nas rodovias não pagarão o valor integral. No entanto, durante este período, o valor das tarifas será mantido.

“Ao invés de termos as praças de pedágio, teremos nessas localidades o pórtico que faz a cobrança automática e depois deste período de dois anos, de acordo com os estudos, partiremos para análise da oportunidade de segmentação . Nesse momento nós estamos falando sobre onde estariam ou onde estão praças de pedágio substituídas pelos pórticos . Então  neste momento vai ser cobrado ainda o mesmo valor da tarifa . Depois vamos analisar a evolução do sistema e naturalmente segmentar também os valores que são cobrados para haver mais justiça nessa cobrança”, destacou Leite

Em setembro começa a fase de transição. O primeiro pórtico será instalado em Flores da Cunha na ERS-122 na serra e os demais devem ser implantados até 2024. A partir de janeiro do ano que vem, conforme a concessionária, os outros pórticos poderão iniciar suas operações com a cobrança de tarifa dos usuário.

O Piratini já estuda a instalação nas futuras rodovias concedidas dos Blocos 1 (regiões Metropolitana, Litoral e Serra) e 2 (Vale do Taquari e norte do Estado), com editais previstos para o primeiro semestre de 2024.

Bloco 3

O conjunto de estradas concedidas representa 271,5 quilômetros. A concessão de 30 anos prevê investimentos de mais de R$ 4,6 bilhões por parte da concessionária CSG, em obras de duplicação de 67% dos trechos (120 quilômetros), implantação de 59,96 quilômetros de terceiras faixas, ampliação da segurança viária e sinalização, atendimento 24 horas e manutenção, entre outras ações.