Search
[adsforwp-group id="156022"]
Política

“É um processo natural”, diz ministro da Agricultura sobre cobiça do centrão pela pasta

Em visita à Expointer, Carlos Fávaro ficou incomodado com questionamento sobre sua situação no governo Lula
Foto: Airton Lemos
Foto: Airton Lemos

Em visita à Expointer,  o Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, evitou dar detalhes sobre anúncios do governo federal na feira. Na semana passada,  Depois de ver a ação do Palácio do Planalto para blindar o Ministério do Desenvolvimento Social, o PP do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), fez chegar ao governo Lula a seguinte mensagem: quer ocupar o Ministério da Agricultura, hoje nas mãos do senador licenciado Carlos Fávaro (PSD-MT). Questionado pela reportagem da Acústica FM sobre a pressão de Lira, o ministro ficou incomodado com a pergunta, e respondeu com poucas palavras:

“ É um processo natural, e eu não conversei com o presidente Lula sobre o assunto..

No entanto, mais tarde em entrevista ao Sbt News na Expointer, Fávaro confirmou que recebeu uma ligação de Lula, que teria garantido a permanência do ministro no cargo

“Natural, esse é o jogo da política, busca de espaços, ninguém tem garantia autônoma no cargo, o único que tem é o presidente Lula e o vice-presidente Alckmin, que foram eleitos pelo voto popular legítimo, e todos os outros ministros estão aí de forma colaborativa. Quero continuar trabalhando, o presidente já me ligou, falou que não tem em hipótese nenhuma troca no Ministério da Agricultura, mas independente disso ele tem sempre o cargo a disposição para que ele possa fazer as mudanças necessárias em qualquer um dos 38 ministérios”, disse o ministro.

A expectativa de anúncio

O ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, disse ontem na Expointer que anunciará nesta sexta-feira a liberação de crédito via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para socorrer produtores rurais associados a cooperativas agropecuárias gaúchas. Em reunião a portas fechadas durante esta quinta-feira na Casa do Cooperativismo, Fávaro sinalizou que o BNDES pode financiar cerca de R$ 3,5 bilhões para os produtores rurais que sofreram perdas nas recentes estiagens e ficaram endividados.

A expectativa é de que o valor seja anunciado durante a cerimônia oficial de abertura da Expointer 2023, que ocorre nesta sexta-feira, às 10h, na pista central, com o Desfile dos Campeões e entrega da Medalha Assis Brasil para personalidades de destaque no meio rural.

 

Por que Lula não veio?

Também esteve presente na Expointer o ministro-chefe da Comunicação Social, Paulo Pimenta (PT). De acordo com Pimenta, o presidente Lula não compareceu à 46ª edição da Expointer pois cumpre agenda, entre esta quinta e sexta-feira (1º), em três estados do Nordeste. Para Pimenta, no entanto, o governo federal “está muito bem representado” pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.

 

“