Search
[adsforwp-group id="156022"]
Previsão do Tempo

Chuvas excessivas devem atingir até 200 milímetros no Rio Grande do Sul nesta semana

Os acumulados podem ser expressivos em áreas do Centro, Oeste e o Sul do estado
Previsão do tempo para sexta-feira: nuvens dominam em Camaquã e em toda Costa Doce. Foto: Ilustração
Previsão do tempo para sexta-feira: nuvens dominam em Camaquã e em toda Costa Doce. Foto: Ilustração

Após as fortes chuvas que deixaram um rastro de destruição na região do Vale do Taquari e parte da Serra Gaúcha na última semana, novos prognósticos de chuvas extremas são esperados nesta semana em todo o Rio Grande do Sul.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!  

Segundo boletim divulgado pela Metsul Meteorologia, os acumulados podem ser excessivos em áreas do Centro, Oeste e o Sul do território gaúcho com marcas que em apenas três a quatro dias de precipitação devem atingir entre a média e o dobro da marca histórica de precipitação do mês inteiro. Somente em setembro, este será o terceiro registro de chuvas excessivas no estado.

O novo episódio de instabilidade pode ser divido em quatro momentos. Conforme o Metsul, este novo evento de chuva excessiva envolve frente fria, áreas de baixa pressão e um ciclone intenso no Atlântico Sul. No primeiro momento, uma frente fria alcança o Rio Grande do Sul. O sol aparece em todo o estado nesta segunda-feira (11) e o ingresso de ar quente pela condição pré-frontal traz muito calor para os gaúchos com máximas à tarde de 31ºC a 35ºC.

Na terça-feira (12), a frente passa à condição de semi-estacionária no Rio Grande do Sul e vai estar bloqueada por ar mais seco e quente sobre o Brasil com um áreas de alta pressão na Região Sudeste. Na quarta-feira (13), uma área de baixa pressão avança do Nordeste da Argentina e do Paraguai para o Rio Grande do Sul, onde se aprofunda, voltando a reforçar a chuva sobre o estado com pancadas localmente fortes a torrenciais em diversas regiões e elevado risco de temporais isolados com granizo e rajadas de vento forte.

Já entre quinta-feira (14) e sexta-feira (15), no quarto momento, o centro de baixa pressão migra para o Atlântico, onde se transforma em ciclone extratropical, e impulsiona uma frente fria com chuva e temporais isolados para Santa Catarina, Paraná, parte do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil.

Na sexta-feira (15), ar mais seco e frio toma conta do Rio Grande do Sul e a instabilidade já deve estar afastada do estado, sobre o Oceano Atlântico e o Sudeste do Brasil, à medida que o ciclone se afasta em alto mar e a frente fria associada se desloca pela Região Sudeste. Será o começo de uma pequena sequência de dias com a presença do sol no estado gaúcho.

A previsão da MetSul Meteorologia aponta para volumes de chuva entre esta segunda e a quinta de 100 mm a 200 mm em muitas áreas do Sul e do Oeste do estado. Haverá pontos em que as precipitações devem exceder os 200 mm e não são descartadas marcas isoladas de 250 mm a 300 mm.

Fonte: Metsul Metereologia

Tags: chuvas, previsão do tempo