Search
[adsforwp-group id="156022"]
AMANHÃ

Amprotabaco promove mobilização em defesa da cultura do setor em Brasília

Equipe de jornalismo da Acústica FM fará cobertura na capital do Brasil
89304181_2751175924973103_5500738811270791168_n

A Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco) promove nesta terça-feira (12) às 14h uma mobilização em Brasília. O encontro acontece na Confederação Nacional dos Municípios (CNM) na capital do país e contará com cobertura da equipe de jornalismo da Acústica FM. 

O evento é uma ação em defesa da cultura e lançamento do grupo de trabalho do Poder Legislativo dos Municípios integrantes da Amprotabaco com apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

Cerca de 488 municípios produzem tabaco nos três estados do Sul, movimentando grande parte da cadeia econômica no país. O movimento deve fazer uma pressão para a discussão da pauta na Conferência das Partes (COP10) da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT), que ocorre em novembro, no Panamá.

Municípios da Costa Doce estão envolvidos com a proposta, participando de ações políticas e sociais relativas à pauta.  Atualmente, no Rio Grande do Sul, mais de 91% do fumo produzido no estado é exportado para fora do país. Mais de 70 mil famílias são produtoras de tabaco no estado e no Brasil, mais de 140 mil. Muitas famílias sobrevivem da renda produzida através do setor fumageiro.

No dia 18 de agosto, a ACIC sediou uma reunião de trabalho da Subcomissão em Defesa do Setor Produtivo do Tabaco e de Acompanhamento da COP-10. Sob a relatoria do deputado Marcus Vinícius de Almeida (PP), a subcomissão tem como objetivo central ouvir as demandas e preocupações dos produtores da microrregião, que abriga as duas maiores cidades gaúchas com famílias produtoras.

 

Tags: Agro, BRASÍLIA, Mobilização