Search
Região Costa Doce

Famílias são retiradas de suas casas após alagamentos em Cristal

Comunidades próximas ao Rio Camaquã são afetadas pelas cheias
Foto: Valério Weege/Acústica FM
Foto: Valério Weege/Acústica FM

As cheias do Rio Camaquã no município de Cristal, seguem causando impactos ocasionados pelos alagamentos em diversos pontos. Na manhã desta quinta-feira (14), famílias precisaram ser removidas de suas casas.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui! 

A reportagem da rádio Acústica FM esteve na cidade e acompanhou de perto a situação causada pelos alagamentos. O rio está com o nível extremamente alto e causando riscos para diversas famílias. Durante a noite passada, o nível subia cerca de 15 cm por hora.

Moradores foram retirados de suas casas na madrugada desta quinta-feira (14) e as remoções prosseguem ao longo do dia de hoje. Várias casas foram afetadas e ainda existem pessoas que precisam ser retiradas de seus lares, algumas resistindo em receber ajuda.

“O rio ainda segue subindo e conversando com moradores que possuem experiência com esta situação, entendemos que há riscos de que este nível suba ainda mais”, disse o prefeito de Cristal, Marcelo Krolow para a reportagem.

Segundo o prefeito, esta é a maior cheia do Rio Camaquã em Cristal nos últimos 15 anos. Os desabrigados estão sendo levados para o salão paroquial da cidade.

Segundo Krolow, ele e seu vice se uniram as demais equipes já na parte da madrugada, auxiliando os moradores a retirarem seus pertences de dentro das casas e remover elas para locais seguros.

O problema acontece também na área rural, onde algumas comunidades chegaram a ficar ilhadas, pela impossibilidade de acesso por estradas vicinais. A expectativa é de que com o fim das chuvas, aos poucos a situação possa voltar ao normal.

A área do balneário de Cristal, simplesmente desapareceu em baixo das águas a prefeitura ainda não divulgou uma estimativa dos prejuízos causados pelas inundações. Em virtude das fortes chuvas e das atuais condições das estradas, a prefeitura de Cristal, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, tomou a decisão de cancelar as aulas nas redes municipais e estaduais nos dias 13 e 14 de setembro.

Fotos: Valério Weege/Acústica FM

Tags: Cidades, Costa Doce, Cristal, Região, Rio Grande do Sul, Tempo