Search
[adsforwp-group id="156022"]
Política

Vereador propõe título de Camaquense Honorário para “Jaburú”

Projeto que trata sobre o tema irá a discussão na Câmara municipal
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Um projeto de Decreto Legislativo, proposto pelo Vereador e Líder de Bancada do PSB, João Pedro Grill, trata sobre Outorga o Título de Camaquense Honorário para Elecy Rodrigues de Freitas “Jaburú”. A proposta está entre os temas da Sessão da Câmara de Vereadores de Camaquã desta segunda-feira (18).

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Elecy Rodrigues de Freitas, nascido na cidade de Camaquã, na localidade de Flor da Praia, filho de Marcelino de Freitas e Valdiva Freitas, popularmente conhecido como “Jaburu” , o supracitado é o terceiro filho mais velho de um total de 10 irmãos.

Ainda muito jovem, Jaburu migrou para a zona urbana de Camaquã residindo ao lado de sua casa atual. No início da carreira, foi cobrador de ônibus na cidade de Porto Alegre, onde morou por alguns anos. Jaburu começou cedo na carreira política, se tornando famoso, pela sua simpatia, carisma, além da baixa estatura, e seu jeito de caminhar decorrente de um problema genético.

Jaburu tornou-se uma figura popular em Camaquã, não só por sua carreira política, mas também por sua simpatia, sempre sorridente, e educado com todos, ganhou a simpatia do povo camaquense, que até hoje ainda o considera, uma pessoa amiga, honesta e de bom coração, como de fato é.

Atualmente, ele está aposentado, morando na cidade de Camaquã, desligou-se totalmente da política em 2016, mas dedicou a maior parte de sua vida a carreira pública, sendo secretário municipal, vereador e vice-prefeito de Camaquã.

Saiba um pouco mais sobre a vida de Elecy Rodrigues de Freitas o “Jaburú”:

– Jaburu foi secretário do Trabalho e Ação Social de Camaquã;

– Em 1989 e 1996, foi vereador eleito (PSDB);

– Em 1996 foi candidato a prefeito (PSDB), ficando na terceira colocação;

– Em 1998 e 2002, foi candidato a deputado estadual pelo PSDB, vale ressaltar que em 2002 ficou como primeiro suplente;

– Em 2008 foi candidato a prefeito;

– Em 2012 e 2016, foi candidato a vereador, não eleito nas ocasiões;

– Jaburu foi também assessor do falecido deputado Nelson Marchezan.

Jaburu é portador de uma doença crônica de nascença chamada artrose, que atinge o quadril e a bacia causando o desgaste do fêmur. Com a falta de tratamentos efetivos na infância, ele teve a marcha (maneira de caminhar) prejudicada e também seu crescimento.

Nos últimos anos, mais precisamente entre 2015 e 2016, Elecy sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC isquêmico), que infelizmente não existe cura, apenas tratamento. Infelizmente, ficaram sequelas na parte do cérebro responsável pelo intelectual, prejudicando a capacidade de memorização e organização mental, trazendo um pouco de esquecimento e confusão.

Atualmente, ele recebe tratamento com psicólogos e terapia ocupacional, e dentro do possível se encontra bem, sem problemas para falar, ou se locomover, realizando tarefas sem ajuda.

 

Tags: Camaquã, Cidades, Costa Doce, Política