Search
Brasil

Onda de Calor: Inmet emite alerta para vários estados do Brasil

Temperaturas podem passar dos 42º em algumas regiões do país

Esta última semana de inverno está sendo marcada por uma onda de calor que atinge a maior parte do país. No sábado (23), já começa a primavera.   

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui! 

E a previsão para esta sexta, em alguns locais do Brasil é de temperaturas acima de 42ºC.  As áreas que devem bater recordes de temperaturas são Centro-Oeste, Norte e interior de São Paulo.

Lembrando que na última segunda-feira, o Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, emitiu um alerta de grande perigo por causa da onda de calor.

O que é isso? É o calor persistente um dia após o outro. É exatamente o que está acontecendo nesta semana e por isso o alerta continua.

Esse aviso indica que as temperaturas máximas devem ficar pelo menos 5ºC acima da média histórica do período.

Na capital paulista, por exemplo, os termômetros podem chegar a 36ºC no final da semana. No Rio, 41ºC, Salvador, 31º, Manaus, 37º, Cuiabá, 42º. O munícipio de Acorizal, no Mato Grosso, pode chegar a 43ºC graus.

Com esse calor todo, é preciso tomar cuidado. Principalmente, crianças, idosos, pessoas acamadas, doentes crônicos e gestantes.

Então, beba de 2 a 3 litros de água, refresque o corpo com panos molhados ou lenços umedecidos, aproveite lugares frescos e sombras, use roupas leves.

E fique de olho nos idosos. Qualquer sinal de mal-estar, procure o médico. Os sintomas de uma exaustão por causa do calor são: tontura, dor de cabeça, transpiração excessiva e fadiga.

Texto: Oussama El Ghaouri/Agência Brasil

Tags: Brasil, Calor, Tempo