Até 9 de outubro, quem participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018, 2019, 2020, 2021 ou 2022, pontuou na prova de redação e concluiu a respectiva formação escolar poderá se inscrever, via Internet, no processo seletivo simplificado da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A oferta, com 147 vagas, abrange 15 cursos presenciais de graduação.
O Edital preencherá as vagas remanescentes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa de Avaliação da Vida Escola (Pave) para os cursos de graduação presenciais, com ingresso no segundo semestre letivo de 2023. O início das atividades acadêmicas está previsto para 23 de outubro.
Nesse processo seletivo, é exigida taxa de inscrição de R$ 35,00. O pagamento deverá ser realizado exclusivamente nas agências ou canais de atendimento do Banco do Brasil. Os pedidos de isenção, nos casos definidos pela legislação, serão recebidos por formulário digital até 29 de setembro.
Ações Afirmativas
Há reserva de vagas, nos mesmos percentuais adotados pela UFPel no Sisu, do Ministério da Educação. As cotas são destinadas, em diversas possibilidades de combinação, por renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio, para pessoas pretas, pardas ou indígenas, para quem tenha concluído o ensino médio integralmente em escola pública e pessoas com deficiência.
Cursos oferecidos
O Processo Seletivo Simplificado oportuniza o ingresso, no segundo semestre letivo de 2023, nos cursos Administração (quatro vagas), Agronomia (38), Arquitetura e Urbanismo (4), Ciência da Computação (2), Design Digital (2), Enfermagem (3), Farmácia (2), Gastronomia (6), Meteorologia (26), Nutrição (7), Pedagogia (5), Química Forense (9), Química Industrial (23), Terapia Ocupacional (2) e Zootecnia (5). Mais informações estão disponíveis na página da Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA).
Texto: Ascom/UFPel