Search
[adsforwp-group id="156022"]

Governo do RS anuncia convocação de 480 agentes penitenciários

img_13227_foto_1.jpg

O governo do Rio Grande do Sul convocará 480 agentes penitenciários aprovados em concurso para atuar na Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), segundo anunciou nesta quinta-feira (26) o governador gaúcho, José Ivo Sartori, por meio do Twitter. A estimativa é que os novos servidores devam começar a trabalhar entre fevereiro e março de 2018.

O anúncio foi feito após o governador se reunir com o secretário de Segurança, Cezar Schirmer. De acordo com informações da secretaria, os servidores terão de passar por um curso de formação com duração de cerca de três meses, que deve ter início já em novembro.

“A superlotação carcerária é um dos maiores problemas da segurança pública do estado e do país. Aos poucos, vamos mudar essa realidade”, disse o governador por meio do Twitter.

Os servidores convocados foram aprovados em um concurso realizado neste ano. São 450 aprovados para o cargo de agente penitenciário e 30 aprovados para o cargo da agente penitenciário administrativo.

Em uma série de postagens no Twitter, Sartori ressaltou que a área da segurança pública é uma das prioridades do governo. Ele espera que, com o ingresso do estado no regime de recuperação fiscal, sejam viabilizados mais investimentos.

“Aos poucos, vamos mudar a atual realidade. Com o anúncio de hoje, vamos totalizar o ingresso de mais de 1,1 mil agentes penitenciários. É uma das maiores reposições da história recente”, escreveu.

O governador aproveitou para criticar o antecessor, Tarso Genro, que em 2014 determinou a demolição de uma galeria do então Presídio Central – hoje chamado de Cadeia Pública. “Nós, em vez de destruir, estamos construindo. Ainda vamos avançar muito nos próximos meses. Mas sempre com responsabilidade, sem demagogia.”

Schirmer exaltou a contratação dos novos servidores. “O chamamento dos aprovados e as demais ações que estamos realizando serão decisivos para que possamos reestruturar setores da Susepe que necessitam de mais servidores. Isso nos permitirá eliminar o quadro de superlotação das carceragens das delegacias e presos custodiados em viaturas, devolvendo as polícias à sua missão primordial”, afirmou.