Importante evento da Temporada de Primavera para as raças Devon e Bravon no Rio Grande do Sul, a 54ª Expofeira Agropecuária de Canguçu ocorre de 18 e 23 de outubro de 2023. As raças estarão representadas por 29 animais rústicos no parque Hipólito Gonçalves da Silva, sendo 20 touros Devon, seis fêmeas Devon e três touros Bravon de cabanhas das regiões Sul e Central do estado.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Na sexta-feira (20), às 14h, os animais serão julgados pelo médico veterinário Lucas Hax, que possui extenso currículo dedicado à pecuária – é doutor em Biotecnologia, inspetor técnico da raça Devon e avaliador do Promebo, atualmente integrante do Conselho Técnico da ANC, e com experiência em julgamentos em pistas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. As vendas dos animais começam após o julgamento.
“Certamente será um evento de muito sucesso, considerando a participação de conceituados criatórios da Raça Devon, assim como a experiência do Jurado Lucas Hax. Desejamos a todos um ótimo evento e bons negócios”, afirma Gilson Barreto Hoffmann, médico veterinário, ex-presidente da Associação Brasileira de Criadores de Devon e Bravon (Abcdb) e, atualmente, no Conselho Deliberativo da entidade.
No sábado (21), às 10h30, o leilão de um touro doado pela Cabanha Paraíso, de Piratini, propriedade de Cláudio Kellerman, deve movimentar criadores e visitantes. Será na mangueira, em frente à sede do núcleo de criadores, e o valor arrecadado terá como destino a entidade.
Ludiezer Simões da Silva, presidente do Núcleo de Criadores de Devon e Bravon de Canguçu, está otimista. “Temos uma expectativa muito boa para a nossa Expofeira. Teremos a presença de cabanhas importantíssimas do Rio Grande do Sul e animais selecionados com muito critério, para disponibilizar o que tem de melhor nas raças Devon e Bravon aos produtores de Canguçu e região.”
Participam desta edição a Cabanha Corunilha, de Canguçu, Estância Saudade, de São Gabriel, Fazenda Palmeira, de Camaquã, Cabanha Paraíso, de Piratini, Cabanha Saudade, de São Gabriel, Cabanha Timbaúba, de Pedras Altas e Cabanha Zeschau, de Canguçu.
Texto: Associação Brasileira de Criadores de Devon e Bravon (Abcdb)