Representantes da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) e do gabinete do vice-governador percorreram, nessa terça-feira (16), municípios da Região Sul, que na próxima semana recebem comitiva de empresários chineses a fim de conhecer as potencialidades para instalação de empresas.
Na prefeitura de Tapes, os representantes reuniram-se com o atual prefeito Silvio Tejada e com o eleito, Silvio Rafaelli. O município irá construir um porto para o escoamento da produção de arroz, principal cadeia produtiva da região.
Conforme o prefeito há negociações com duas empresas multinacionais para a realização do empreendimento que depende do apoio do Governo Federal, sendo que o terminal irá compor a Hidrovia do Mercosul, projeto do PAC 2, que envolve um sistema de hidrovias no Estado. Em tapes, os chineses conhecerão a área do porto e a possibilidade logística do município.
Já em São Lourenço do Sul, a equipe do Governo do Estado foi recebida pelo prefeito Zé Nunes e pelo eleito Daniel Raupp. Na reunião foi tratada a programação da visita na cidade e os locais onde os chineses irão frequentar. Em São Lourenço do Sul o grupo deverá pernoitar antes de seguir para Rio Grande. Dentre os investimentos que poderão ocorrer no Rio Grande do Sul está a instalação de uma fábrica de tratores.
A comitiva chinesa chega ao Estado na próxima terça-feira (23). Mais detalhes serão divulgados na próxima semana.